Roubo e furto de automóveis caem 16,3%, no Estado de São Paulo e estudo revela quais são os seminovos mais visados

Foto: Divulgação
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Fiat Mobi, Fiat Argo, Renault Kwid, Hyundai HB20 e Fiat Strada Volcano foram os modelos seminovos mais visados pelos criminosos, entre janeiro e abril

O Estado de São Paulo registrou uma queda de 16,3% nos roubos e furtos de automóveis, no primeiro quadrimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados estão no Boletim Econômico Tracker-Fecap, que acaba de ser tabulado. Foram 16.153 ocorrências entre janeiro e abril. A maior queda foi observada nos roubos, com redução de 40,9%. Já os furtos caíram 12,1%.

Os veículos seminovos – que têm até seis anos de uso – representam 26,7% do total de boletins de ocorrência na categoria automóveis. No Estado de São Paulo, a queda nas ocorrências especificamente de carros fabricados de 2019 para cá foi 17,3%. E na capital esse percentual sobe para 28,6%.

TOP 10 – Furtos e Roubos de Seminovos por Bairro (São Paulo)

Bairro 2025: Furto 2025: Roubo 2025: Total 2024: Furto 2024: Roubo 2024: Total Variação (%)
TATUAPE 84 0 84 109 4 113 -25,7%
VILA MARIANA 82 0 82 66 3 69 +18,8%
VILA PRUDENTE 74 6 80 65 7 72 +11,1%
VILA MATILDE 74 0 74 76 2 78 -5,1%
AGUA RASA 68 1 69 68 2 70 -1,4%
IPIRANGA 61 7 68 119 12 131 -48,1%
SAO LUCAS 62 2 64 58 8 66 -3,0%
PERDIZES 61 1 62
PENHA 48 2 50 72 1 73 -31,5%
CARRAO 47 1 48
Total Geral 661 20 681 753 52 805 -15,4%

A maioria dos bairros que figura entre os mais afetados registrou queda ou estabilidade. “Destaque para Ipiranga, que teve uma redução superior a 48% nas ocorrências totais, e para Penha, com retração de mais de 30%. Já Vila Mariana e Vila Prudente caminharam na contramão da tendência, apresentando crescimento modesto nas ocorrências, o que pode indicar deslocamento de focos de vulnerabilidade ou até mudanças na atuação dos criminosos.

O pesquisador da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) responsável pelo estudo, Erivaldo Vieira, destaca o revezamento de bairros no ranking. “Enquanto tradicionais ‘campeões’ como Itaquera, Vila Formosa e Ipiranga saíram das primeiras posições, regiões como Perdizes e Carrão passaram a ocupar o TOP 10 de 2025. Essa dinâmica reforça a importância do monitoramento contínuo e da rápida adaptação das estratégias policiais e de prevenção”, afirma.

TOP 20 – Furtos e Roubos de Seminovos por Marca/Modelo (Estado de São Paulo)

Marca/Modelo 2025: Furto 2025: Roubo 2025: Total 2024: Total Variação (%)
FIAT/MOBI LIKE 166 26 192 229 -16,2%
FIAT/ARGO DRIVE 1.0 149 30 179 235 -23,8%
RENAULT/KWID ZEN 2 94 31 125 118 +5,9%
FIAT* 115 5 120 97 +23,7%
HYUNDAI/HB20 10M SENSE 72 21 93 76 +22,4%
FIAT/STRADA VOLCANO 13CD 86 1 87 102 -14,7%
FIAT/ARGO 1.0 64 8 72 89 -19,1%
HYUNDAI/HB20 10M COMFORT 48 24 72 62 +16,1%
FIAT/ARGO TREKKING 1.3 66 2 68 118 -42,4%
FIAT/STRADA FREEDOM 13CS 65 2 67 76 -11,8%
FIAT/MOBI TREKKING 1.0MT 63 1 64
HYUNDAI/HB20 10M VISION 54 3 57 66 -13,6%
I/TOYOTA HILUX CDSRXA4FD 56 0 56 61 -8,2%
HYUNDAI/HB20 1.0M COMFOR 48 4 52 66 -21,2%
VW/GOL 1.0L MC4 47 3 50 83 -39,8%
VW/POLO TRACK MA 22 28 50
JEEP/RENEGADE LNGTD AT 43 3 46 68 -32,4%
RENAULT/KWID ZEN 10MT 29 14 43 52 -17,3%
VW/SAVEIRO CS RB MF 38 2 40
I/FIAT CRONOS DRIVE 1.3 37 3 40 79 -49,4%

* Esse registro genérico é resultado de imprecisões no momento do preenchimento do boletim de ocorrência, o que prejudica a análise detalhada por modelo e indica a necessidade de aprimoramento no registro das informações pelas autoridades e pelas vítimas.

O FIAT/MOBI LIKE e o FIAT/ARGO DRIVE 1.0 permanecem no topo do ranking, mas com redução de 16,2% e 23,8%, respectivamente. Outros modelos da Fiat, como ARGO 1.0, ARGO TREKKING 1.3, STRADA VOLCANO e CRONOS DRIVE 1.3, também registraram quedas expressivas, consolidando uma tendência de recuo nas ocorrências envolvendo veículos da marca.

Por outro lado, houve crescimento de eventos em modelos da Hyundai. O HB20 10M SENSE teve aumento de 22,4%, o HB20 10M COMFORT subiu 16,1% e o HB20 10M VISION manteve estabilidade, mas com alta relevante em modelos específicos.

“Outro destaque é o avanço de modelos que antes não figuravam entre os mais roubados/furtados, como o VW/POLO TRACK MA e VW/SAVEIRO CS RB MF, ambos já entre os vinte listados em 2025”, complementa a análise o pesquisador.

Locais das Ocorrências:

A via pública é o principal cenário dessas ocorrências. “Dos 4.309 registros contabilizados, 3.833 (quase 89%) aconteceram nas ruas, avenidas e espaços públicos abertos, reafirmando o alto risco para proprietários que estacionam ou circulam fora de ambientes controlados”, destaca o gerente de Comando e Monitoramento do Grupo Tracker, Vitor Corrêa.

O segundo local mais vulnerável são os estacionamentos e garagens, responsáveis por 183 ocorrências. “Este é um volume considerável, sobretudo quando se considera a suposta sensação de segurança desses locais”, observa Vitor Correa.

Na sequência, aparecem estabelecimentos de comércio e serviços (101 ocorrências), residências (62) e uma série de lugares com menor representatividade, como centros empresariais, rodovias, shopping centers e até mesmo áreas rurais.

“Os números evidenciam que, apesar dos avanços na segurança e da redução geral dos casos, a rua continua sendo o palco preferencial do crime, tornando fundamental o investimento em monitoramento urbano, tecnologia e policiamento ostensivo para garantir a tranquilidade dos proprietários de veículos seminovos em todo o Estado”, conclui Erivaldo Vieira.

O especialista do Grupo Tracker alerta para a importância de os proprietários de veículos não comprarem peças em comércios ilegais. “A escassez e o alto custo de peças automotivas novas contribuem diretamente para o crescimento dos roubos e furtos. A sociedade pode contribuir e só comprar peças com nota fiscal”, finaliza Vitor Correa.

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