Baseado nas boas práticas de ESG, documento estabelece os princípios e as diretrizes para a condução dos negócios da companhia
As questões socioambientais e de governança, sintetizadas na sigla ESG, são temas cada vez mais relevantes e presentes no cotidiano das organizações. As expectativas da sociedade e a legislação mais exigente, aliadas a fatores como a crescente preocupação com políticas de compliance, vem exigindo das empresas um efetivo comprometimento com a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos.
Atenta a este cenário – e em conformidade com a Circular 666/2022 da Superintendência de Seguros Privados (Susep) –, a Sabemi Seguradora lançou, recentemente, a sua Política de Sustentabilidade. Baseado nas boas práticas de ESG, o documento determina os princípios e as diretrizes para a condução dos negócios da companhia. “São orientações compatíveis com a nossa estrutura organizacional e que buscam um desempenho ambientalmente adequado, socialmente justo, culturalmente diverso e economicamente rentável”, explica a diretora de planejamento estratégico e compliance da Sabemi, Eliana Schwingel Diederichsen.
Disponível para download no site, a Política de Sustentabilidade permeia toda a atuação da Sabemi e tem impactos especialmente nas áreas de gestão de riscos, produtos e marketing. Logo na apresentação do documento, estão definidas as responsabilidades de cada ente envolvido no cotidiano da empresa – colaboradores, Comitê de Sustentabilidade e Gerenciamento de Riscos Socioambientais, área de Compliance e Riscos, setor de Planejamento Estratégico e Processos, equipe de Auditoria Interna e Diretoria Executiva. “Todos estão muito engajados e motivados para a efetiva implementação das orientações estabelecidas”, afirma Eliana. De acordo com a diretora, o setor de seguros tem um papel fundamental na adaptação das empresas às novas exigências globais referentes às práticas ESG. “Os aspectos que envolvem a questão da sustentabilidade, assim como suas consequências, devem ser vistos a partir da perspectiva de riscos e oportunidades e, nesse sentido, o setor de seguros é altamente especializado e fundamental para a adaptação a esse novo cenário global”, argumenta.
Princípios de Sustentabilidade
A Política de Sustentabilidade da Sabemi está dividida em 10 temas: objetivo e aplicação, documentos complementares, responsabilidades, introdução, deveres e compromissos, princípios, diretrizes – meio ambiente e mudanças climáticas, diretrizes – relacionamentos com partes interessadas, diretrizes – gestão dos riscos e diretrizes – negócios e sustentabilidade.
Na sexta parte do documento, são apresentados os princípios e diretrizes gerais que norteiam a condução dos negócios e a atuação dos colaboradores da empresa. São eles:
- A promoção do crescimento econômico sustentável e ético por meio do trabalho digno e produtivo, da modernização tecnológica e da inovação;
- O respeito e a proteção dos direitos e garantias fundamentais e dos interesses comuns;
- A atuação conjunta com as partes interessadas para o desenvolvimento de soluções sustentáveis e a promoção de uma sociedade mais resiliente e inclusiva;
- A Gestão dos Riscos e Impactos de sustentabilidade;
- A proteção do meio ambiente, sua reparação ou quando possível a restauração;
- A prevenção da poluição e a redução dos impactos causados por intempéries frequentes e severas ou por alterações ambientais de longo prazo;
- A transição para uma economia de baixo carbono;
- A melhoria contínua das atividades, produtos, serviços e operações;
- O atendimento dos requisitos legais aplicáveis e outros requisitos subscritos;
- A demonstração dos avanços e resultados obtidos com a implementação da Política de Sustentabilidade, mediante linguagem clara e acessível e de forma regular e pública.
Com a publicação da Política de Sustentabilidade, a meta, agora, é reforçar cada vez mais o compromisso da Sabemi com o desenvolvimento sustentável e assegurar que o documento seja respeitado e implementado em todos os âmbitos da empresa. “A publicação desta Política de Sustentabilidade, assim como as demais ações que já vêm sendo desenvolvidas nessa área, é mais um marco importante deste ano do cinquentenário da Sabemi”, ressalta Eliana.