Bradesco Seguros

Saiba como funcionará o Grupo de Trabalho “Seguros, Novo PAC e Neoindustrialização”

Alessandro Octaviani, Superintendente da Susep / Foto: William Anthony
Alessandro Octaviani, Superintendente da Susep / Foto: William Anthony

Trabalhos serão desenvolvidos dentro de sete subgrupos temáticos

Com o lançamento do Grupo de Trabalho (GT) “Seguros, Novo PAC e Neoindustrialização”, ocorrido no dia 06 de setembro, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) deu início à instalação do projeto que estabelecerá um canal de interlocução, diálogo e busca de consensos entre seguradores, segurados, corretores, outros participantes do mercado, especialistas e autoridades públicas, para a construção de alternativas capazes de impulsionar o seguro como instrumento de um desenvolvimento econômico nacional que seja vibrante no curto prazo e sustentável no longo prazo.    

O GT será dividido em sete subgrupos, com eixos temáticos que foram definidos conforme agrupamento dos eixos do Novo PAC e das missões da Neoindustrialização. Os subgrupos serão coordenados pela Susep e terão, em sua composição, a presença de autoridades públicas, instituições públicas e privadas, além de especialistas em cada um dos eixos definidos: Transportes; Água e Energia; Infraestrutura Urbana e Social; Agroindústria, Inovação e Sustentabilidade; Complexo Industrial de Saúde; Defesa Nacional e Soberania; e Transformação Digital na Indústria.

O Superintendente Alessandro Octaviani enfatiza o alinhamento com o Governo Federal para escolha dos eixos temáticos. “Estes setores constituem o que foi entendido atualmente pelo Estado brasileiro como aqueles que merecem tratamento mais urgente e mais rápido na estruturação das grandes condições de investimento”.

O Diretor Carlos Queiroz menciona a importância do projeto para a Susep. “Não me recordo de outro momento em que a nossa autarquia esteve tão inserida na formulação das políticas governamentais”, ressalta Queiroz. “A iniciativa coloca a Susep dentro de duas das principais políticas do atual governo: o Novo PAC e o Programa de Neoindustrialização”, complementa o Diretor.  

Destacando a importância do seguro para o desenvolvimento econômico do país, a Diretora Jessica Bastos lembra uma das mais importantes funções do setor: “o seguro possibilita a proteção do patrimônio econômico de um país”. Jessica salienta, ainda, que, com projetos como esse, “o governo demonstra que o setor precisa corresponder à expansão econômica e o seguro precisa acompanhar o crescimento da economia”.   

O Grupo de Trabalho terá duração de 2 (dois) meses e tem como produto final a entrega de Relatório que buscará responder três específicas perguntas: (i) quais os seguros mais relevantes para o setor do subgrupo; (ii) quais os consensos de melhoria regulatória entre os integrantes do subgrupo; e (iii) quais os pontos de divergência e objeções entre os integrantes do subgrupo.   

A coordenação dos trabalhos do GT será feita pela Coordenadora-Geral de Estratégia da Susep, Júlia Normande Lins, que lembra a ampla participação dos atores envolvidos. “A partir de questionários e debates, pretende-se identificar as oportunidades de melhorias relacionadas aos seguros que suportam os ciclos de investimentos”. Júlia aponta, ainda, o diálogo trazido pelo GT: “será realizada uma interlocução aprofundada entre todos para que seja alcançado consenso quanto a eventual mudança regulatória a ser avaliada pelo corpo técnico da Susep”.

Total
0
Shares
Anterior
Programa promove sustentabilidade financeira para entidades assistenciais do terceiro setor
Programa promove sustentabilidade financeira para entidades assistenciais do terceiro setor / Foto: Divulgação / Instituto SustenPlást

Programa promove sustentabilidade financeira para entidades assistenciais do terceiro setor

Educandário São João Batista já arrecadou, aproximadamente, 140 mil kg de tampas

Próximo
CAPEMISA Seguradora participa do Corretor em Ação, do Sincor MG
Fabio Lessa, Diretor Comercial da CAPEMISA Seguradora / Foto: Divulgação

CAPEMISA Seguradora participa do Corretor em Ação, do Sincor MG

Companhia reforça a importância do desenvolvimento dos Corretores para o novo

Veja também