Mudanças climáticas têm afetado populações das grandes cidades e encostas brasileiras
Um verão atípico, marcado por baixas temperaturas e grandes volumes de chuva, marcou a região Sudeste no início de 2023. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a temperatura média no mês de janeiro foi de 23,9º, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mais baixa para o período nos últimos 58 anos.
As fortes tempestades desencadeiam também um problema há muito conhecido pelas populações das grandes cidades e encostas brasileiras. Nas primeiras semanas de março, por exemplo, moradores do Jardim Pantanal (Zona Leste da capital paulista) ficaram com a água na altura do joelho.
Especialistas recomendam que, neste tipo de situação, é primordial manter a calma e evitar o pânico para tomar decisões acertadas. Além de procurar uma área segura, é recomendável que as pessoas desliguem a energia elétrica para evitar possíveis choques dentro da moradia.
Também é necessário evitar contato com a água de um alagamento, uma vez que ela pode estar contaminada e colocar sua saúde em risco. A leptospirose é uma das doenças que mais apresentam risco de infecção em situações deste tipo.
Se possível, mantenha sempre um kit com água, alimentos não perecíveis, lanternas, rádio e pilhas. Também pode ser aconselhável contar com alguns curativos e guardar uma reserva de água própria para o consumo em casa.
O que fazer após um alagamento
Além de verificar se houve perda de itens, como móveis ou eletrodomésticos, é preciso revisar se aconteceram estragos na rede elétrica da residência.
Outra ação imprescindível diante de um alagamento é realizar a limpeza da residência.
“Empresas como a Europ Assistance Brasil contam com serviços fundamentais, como a higienização do imóvel após o acontecimento de um sinistro e até mesmo a limpeza de estofados, sejam eles de couro ou tecido”, explica o gerente executivo de Rede de Prestadores da Europ Assistance Brasil (EABR), Daniel Arzon.
A companhia oferece outras soluções úteis para este tipo de imprevisto, como o desentupimento de tubulações e até mesmo hospedagem, caso o imóvel esteja em situação inabitável.