Europ Assistance Brasil

Saiba quais são os produtos mais procurados para o Dia das Crianças

Saiba quais são os produtos mais procurados para o Dia das Crianças / Foto: Allen Taylor / Unsplash
Foto: Allen Taylor / Unsplash

Dos clássicos aos altamente tecnológicos, o gosto varia de criança para criança, e sua idade e personalidade devem também ser levadas em conta ao presentear

Uma das datas mais importantes para o comércio, o Dia das Crianças se aproxima e promete aquecer a economia deste segundo semestre de 2024. A expectativa é que este ano supere os R$ 8 bilhões movimentados em 2023, cujo crescimento observado já havia sido de 1,2%, em comparação com o ano anterior.

O Dia das Crianças é um dia muito aguardado para o comércio varejista

A data, que este ano cai em um sábado, é a terceira melhor data para o comércio. Fica atrás apenas de Natal e Dia das Mães. O movimento maior fica por conta do Sudeste. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo contribuem com cerca de 60% das vendas da data. O comércio eletrônico, por sua vez, deve investir forte e tomar uma boa fatia das vendas também.

Contudo, a escolha por lojas físicas ainda é maior. No ano passado, uma pesquisa pontual feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas apontou uma preferência de 81% para as lojas físicas de varejo. Shoppings centers, grandes lojas de departamentos e mesmo centros comerciais urbanos estão no topo quando o assunto é compra de presentes.

Brinquedos e roupas estão no topo das intenções de presente

Setores como o de vestuário, cujo crescimento estimado foi de 17% em vendas também no ano passado, segundo a Fecomércio, estão especialmente otimistas. As roupas e calçados, no entanto, são apenas a segunda categoria mais presenteada na data. O primeiro lugar fica mesmo com os brinquedos, que somam cerca de 58% da intenção de compra, enquanto o vestuário acompanha logo em seguida, com 35%.

Levantamento da Abrinq, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, mostrou que, em 2010, os departamentos de brinquedos vendiam cerca de cinco itens per capita no Brasil. Já em 2023 o número subiu para 11 brinquedos per capita. E os brinquedos temáticos seguem no top of mind quando o assunto é Dia das Crianças.

As grandes marcas ainda permeiam o imaginário infantil

A boneca Barbie, os carrinhos Hot Wheels, o LEGO e os brinquedos de temáticas de heróis, como os da Marvel, são os brinquedos mais procurados e vendidos no Brasil. Levantamento da Circana, empresa de tecnologia e análise de dados, colocou inclusive os Hot Wheels como o brinquedo mais vendido do ano de 2023 no Brasil.

Os clássicos não saem de moda

Jogos eletrônicos somam cerca de 23% das intenções de compra, e jogos de tabuleiro, 22%. Contudo, os clássicos ainda têm seu valor. A bicicleta, os patins e patinetes e a bola de futebol também são brinquedos que não dão margem para erro. O melhor é que são brinquedos que agradam tanto meninas como meninos.

Para acertar o presente no Dia das Crianças, o ideal é pesquisar bastante, mas também conhecer bem a criança que ganhará o presente. Levar em conta sua idade, seus interesses e sua personalidade é fundamental. Afinal, os brinquedos representam mais que diversão: são parte do desenvolvimento emocional, cognitivo e social das crianças, além de serem também sinal de afeto. E claro que os adultos também sempre caem na brincadeira.

Total
0
Shares
Anterior
Mudanças climáticas e o mercado segurador – desafios e soluções em Minas Gerais
Gustavo Bentes, presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de Minas Gerais (Sincor-MG) / Foto: Divulgação

Mudanças climáticas e o mercado segurador – desafios e soluções em Minas Gerais

Estratégias de mitigação e adaptação, responsabilidade social, entrega de

Próximo
Nova edição do Maxtalks recebe Boris Ber, presidente do Sincor-SP, e discute o futuro do corretor
Eduardo Borges, vice-presidente do Grupo Autoglass e head da Maxpar; Boris Ber, Presidente do Sincor-SP / Foto: Divulgação

Nova edição do Maxtalks recebe Boris Ber, presidente do Sincor-SP, e discute o futuro do corretor

São Paulo tem a maior frota de veículos do Brasil, totalizando quase 34 milhões

Veja também