Existem proteções disponíveis para variados tipos de embarcações; Conheça os detalhes e compare as opções existentes
Acidentes envolvendo lanchas e embarcações costumam causar grandes estragos, muitas vezes irreversíveis. No município de Estrela, no Rio Grande do Sul, um acidente deixou sete feridos. A suspeita é que a embarcação tenha se chocado contra uma ribanceira. Já em Santa Catarina, um homem de 55 anos morreu após ser atingido pela hélice de uma lancha. A embarcação puxava um banana boat e acabou atingindo o banhista.
Para esse tipo de situação foi criado o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Embarcações (DPEM). Apesar de obrigatória, a contratação deste tipo de apólice não está mais disponível no mercado desde 2016, pelo alto índice de sinistralidade. Por outro lado, existem apólices com proteções completas e uma série de benefícios disponíveis atualmente.
Seguro Náutico ou Marítimo
O Seguro Náutico ou Marítimo é uma forma importante de proteção para os proprietários de barcos, botes e outros tipos de embarcações. Existem muitas opções de coberturas, que variam de acordo com o tamanho, o tipo de embarcação e o uso que ela tem.
Este tipo de apólice pode cobrir danos causados por tempestades, acidentes, roubo, incêndios, responsabilidade por danos a terceiros ou qualquer outro tipo de prejuízo. Alguns produtos contemplam acessórios e equipamentos, como motores, âncoras, dispositivos de navegação, entre outros.
As soluções desenvolvidas para os cascos marítimos também protegem contra perdas e danos durante a construção, operação, paralisação, reparo ou desmonte da embarcação.
Avalie o uso da embarcação
Antes de contratar um seguro para embarcações, é importante que o proprietário faça uma boa avaliação de suas necessidades. Se a embarcação for usada para fins comerciais, como turismo e pesca, por exemplo, é necessário contratar uma apólice que ofereça cobertura para essas finalidades. Embarcações de recreio também podem ser cobertas, além daquelas que são destinadas ao transporte de pessoas ou carros (balsas).
Os seguros para embarcações são comercializados por diversas companhias de seguros, como AIG, Allianz, AXA, Chubb, MAPFRE e Porto Seguro, por exemplo. Existem também seguradoras que são especialistas neste tipo de solução, como é o caso da ESSOR, por exemplo.
É importante que os proprietários definam com precisão os riscos que desejam proteger e avaliem os planos oferecidos pela companhia. O preço varia de acordo com as características do navio, barco, lancha, draga, veleiro, jet ski, entre outros.
O valor da proteção securitária pode ser de 1% a 7% do preço estimado para a embarcação, mas pode variar de acordo com as coberturas escolhidas.
Cabe lembrar que o tipo de combustível, onde essa embarcação irá navegar (água doce ou salgada) e o local de pernoite (marina) também impactam na hora da precificação.
Coberturas básicas e acessórias para embarcações
Os produtos oferecidos pelas companhias de seguro geralmente têm cobertura contra avarias parciais ou totais, vendavais, ciclones, tornados, granizo, incêndio e explosão. Também há proteção para naufrágio parcial ou total, despesas para assistência e salvamento, queda de raio, roubo e até mesmo operação de colocação e retirada da água.
Algumas opções adicionais (ou acessórias) incluem Responsabilidade Civil para o proprietário, remoção de destroços do casco e de terceiros, além de despesas extras em caso de perda total. É possível estender a cobertura para fora do território nacional. Também existem apólices voltadas para quem participa de regatas a vela ou competições de pesca, charter ou afretamento.
Cabe ressaltar que as características dos produtos variam de acordo com a seguradora. Por isso, é importante conversar com o corretor de seguros para ter uma correta dimensão dos riscos e as possibilidades de garantia para ter tranquilidade em sua embarcação.
Cuidados importantes
Ao contratar uma solução de seguros voltada para uma embarcação, alguns cuidados são relevantes. É necessário que o proprietário cumpra as exigências e normas, de acordo com a legislação vigente.
Também é importante ter em mente o valor da franquia ao acionar o seguro. Algumas vezes, a diferença no custo do seguro pode ser muito pequena para o segurado. Entretanto, o preço para acionar a seguradora em caso de sinistro pode fazer toda a diferença.
Outro aspecto relevante a se considerar é que, geralmente, este tipo de seguro está disponível para embarcações com até 10 anos de uso. Mas existem opções para veleiros de até 40 anos e lanchas com até 30 anos de utilização. Por isso, a aceitação do seguro pode variar caso a caso.