Segmento representa quase 40% do faturamento total da seguradora
A Sancor Seguros do Brasil completou sua primeira década no País em abril deste ano e um dos setores de alta relevância para a companhia ao longo da sua trajetória tem sido o Agronegócio. O segmento representa quase 40% do faturamento total da seguradora. “O Agro está em nossa origem, independente do percentual, ele tem sido estratégico para a expansão continental do Grupo Sancor Seguros desde o seu início há 76 anos atrás, na Argentina”, destaca o Gerente de Operações Agronegócios da Sancor no Brasil, Martin Pacheco.
O Agro é significativo para a economia brasileira, uma vez que o país é um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Porém, as atividades agrícolas estão sujeitas a uma série de riscos, que podem levar a prejuízos financeiros significativos para os produtores rurais, e o Seguro é uma forma de minimizar esses riscos e proteger a atividade produtiva. “No Brasil a empresa foi constituída no interior de uma das maiores regiões produtoras do País, o que evidencia a importância que a companhia tem sobre o setor”, afirma.
De acordo com o especialista da seguradora, o constante crescimento nos volumes de grãos e outros produtos desse segmento tem como um dos principais impulsores o financiamento crescente, seja pelos bancos, ou pelos canais cooperativos não só de crédito, mas também de produção. “O seguro é a ferramenta para mitigar os riscos não só climáticos, como também financeiros. É um estabilizador da atividade agrícola de alto risco por ser uma indústria de céu aberto”, diz.
Mesmo que, nos últimos anos, os mercados de seguros e resseguros tenham sofrido um impacto negativo decorrentes de eventos climáticos catastróficos nas últimas safras de grãos, a Sancor tem se mantido como referência quando o assunto é a proteção securitária do segmento. “Vislumbramos uma grande oportunidade de expansão no território produtivo no Brasil e isso é resultado das melhorias nos processos de subscrição, sinistros e comercial, que está nos permitindo nos posicionar como uma empresa 100% relacionada ao Agro e com o respaldo e acompanhamento dos principais resseguradores mundiais”, explica.
Além disso, a capacitação é um fator importante para a Sancor Seguros. Por isso, realizou nos dias 04 e 05 de maio, em Maringá (PR), sua reunião de capacitação dos peritos Agro, contando com a presença da equipe de 40 peritos exclusivos. Esses profissionais atendem segurados em suas bases, que vão do Centro-Oeste ao Sul do Brasil.
O objetivo do evento, que acontece anualmente, é promover o alinhamento técnico da metodologia de trabalho da empresa e permitir que o time possa compartilhar suas visões de campo, que são fundamentais para a seguradora. “Buscamos garantir a excelência dos serviços, uma vez que esses profissionais são considerados os olhos da empresa no campo. Para a companhia, a equipe interna é uma engrenagem que está sempre pronta para apoiar os peritos, assim como eles estão prontos para apoiar a Sancor”, conclui o CEO, Edward Lange, que realizou a abertura do evento.