Em abril de 2025, o Brasil registrou um novo recorde de inadimplência: 70,29 milhões de consumidores estavam negativados, o equivalente a 42,36% da população adulta, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil. O número representa um crescimento de 4,59% em relação ao mesmo período do ano passado, revelando um cenário preocupante de endividamento crescente e fragilidade financeira das famílias brasileiras.
Diante desse contexto, ações de orientação e conscientização ganham destaque. Foi com esse objetivo que a Sancor Seguros marcou presença na Semana Maringaense de Educação Financeira (SEMEF), realizada no mês de maio. O evento, promovido pelo CODEM por meio da Câmara Técnica Financeira e de Seguros, reuniu empresas, instituições de ensino e comunidade em uma programação voltada à promoção de uma nova cultura econômica.
A seguradora participou da iniciativa com uma campanha digital própria. Foram publicados três vídeos nas redes sociais da empresa, com dicas práticas e orientações sobre organização das finanças pessoais, consumo consciente e gestão de dívidas. “Sabendo do poder das redes sociais como ferramenta de comunicação e inclusão, decidimos utilizá-las para distribuir dicas simples, mas valiosas, que ajudam no dia a dia financeiro da população. Essa estratégia tem se mostrado eficaz para aproximar o tema da realidade das pessoas de forma leve e direta”, explica Matheus Ziermann, representante do CODEM.
Ainda segundo ele, o formato adotado contribui para ampliar o alcance e a eficácia da mensagem: “O formato audiovisual permite que as mensagens sejam transmitidas de maneira rápida, didática e envolvente. Vídeos têm o poder de gerar empatia, prender a atenção e facilitar a compreensão, o que os torna ideais para alcançar públicos diversos, inclusive aqueles que têm menos familiaridade com o tema”.
A participação da Sancor Seguros na SEMEF demonstra a relevância do setor segurador na promoção da educação financeira.