Irmãos Luiz Gustavo Junqueira Figueiredo e Luiz Eduardo Junqueira Figueiredo passam a compor o quadro de sócios da gestora
A Santa Fé Investimentos, Gestora de Fundos especializada no mercado de ações e Agro, acaba de anunciar a entrada de dois novos sócios investidores. Luiz Gustavo Junqueira Figueiredo e Luiz Eduardo Junqueira Figueiredo, ambos do Grupo Lincoln Junqueira, sócios e executivos da Usina Alta Mogiana – a maior empresa de capital fechado do segmento de açúcar e etanol do Brasil – chegam para ocupar cadeiras no comitê de macroeconomia & gestão e ter um papel de extrema relevância, contribuindo com a sua visão estratégica e expertise no mercado de commodities agrícolas, câmbio e ações.
A expectativa é que a chegada dos novos sócios, por meio de seu amplo conhecimento e dos aportes nos Fundos da Gestora, impacte positivamente no crescimento dos ativos sob gestão, na performance dos Fundos e na atração de investidores. “A chegada dos sócios está alinhada ao momento e a estratégia de crescimento da empresa. A filosofia de investimento juntamente com o background que possuem no Agro com os olhos voltados ao mercado de capitais devem contribuir significativamente nas tomadas de decisão e no ganho de performance dos Fundos”, destaca Sergio Battistella Bueno, sócio fundador da Santa Fé Investimentos.
Com 40 anos de atuação, a consolidada Gestora conta com três Fundos de Investimento, dois Multimercados e um em Ações. Com mais de 20 anos de track record, o Santa Fé Aquarius FIM é um Multimercado que investe nos mercados de ações e renda fixa do Brasil, além de ativos no exterior e em ativos do Agro. Já o Santa Fé Agro Hedge FIM é um Multimercado que investe com exclusividade em ativos do Agro. O Santa Fé Scorpius FIA, por sua vez, é um Fundo de Ações que busca performar melhor que o Ibovespa buscando ganhos consistentes no longo prazo. Com a entrada dos irmãos Junqueira Figueiredo, novos produtos começam a ser moldados e deverão sair da prateleira.
A expectativa também é positiva por parte dos novos sócios investidores. “Estamos muito entusiasmados. Escolhemos a Santa Fé, pela sua tradição, qualidade de gestão e alinhamento de visão dos sócios. Queríamos diversificar nossos investimentos e certamente o modelo de negócios de uma Gestora é extremamente interessante e escalável”, afirma Luiz Gustavo Junqueira Figueiredo. Os Fundos da Santa Fé estão disponíveis em grandes bancos e corretoras e são voltados, principalmente, para o investidor pessoa física, com perfil que varia de moderado até aquele que está disposto a assumir mais risco, visando maior rentabilidade. E os primeiros resultados já começaram a aparecer.
O Banco Itaú – instituição que completa 100 anos em 2024 e dispensa credenciais por sua relevância e capilaridade – passou a fazer parte do leque de instituições que ofertam o consolidado Santa Fé Aquarius. Ainda este ano, o Fundo estará disponível para qualquer cliente Itaú, o que corrobora a consistência e solidez dos Fundos geridos pela Santa Fé. Desde a chegada dos novos sócios, seus Fundos também passaram a estar disponíveis aos clientes XP Private e BTG Pactual Private e Advisors.
Trajetória de sucesso dos irmãos Junqueira Figueiredo
Os dois irmãos possuem uma trajetória profissional muito semelhante e que contribui para que ambos tenham ampla expertise no mercado de ações e Agro. Eles são graduados pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), com pós-graduação em Finanças Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Ainda jovem, Luiz Gustavo foi trainee na Unilever, enquanto o irmão, Luiz Eduardo, passou pela área de Crédito do Citibank e foi trainee da Autolatina. Luiz Gustavo foi presidente da Câmara Consultiva de Açúcar e Álcool na B3 durante três mandatos, tendo participado ativamente na elaboração do contrato atual de etanol listado em Bolsa. Eles desenvolveram carreira antes mesmo de atuarem na Alta Mogiana.
Situada em São Joaquim da Barra (SP), a usina Alta Mogiana opera nos promissores e rentáveis setores de açúcar, etanol e energia e possui uma história de sucesso. Foi fundada em 1983 pelo empresário Luiz Octavio Junqueira Figueiredo, engenheiro agrônomo e pai de Luiz Gustavo e Luiz Eduardo. Sua primeira safra, em 1985, teve moagem de 228 mil toneladas de cana e uma produção de 17,8 milhões de litros de álcool hidratado.
Atualmente, possui capacidade instalada para a moagem de mais de 7 milhões toneladas de cana, produção de cerca de 12 milhões sacas de açúcar, mais de 200 milhões de litros de etanol e energia cogerada de 280.000 Mwh. “Queremos replicar a história de sucesso da Alta Mogiana também no mercado financeiro, ajudando a tornar a Santa Fé uma empresa ainda mais sólida. O aprendizado que tivemos pode ser aplicado aqui na Faria Lima”, conclui Luiz Gustavo Junqueira Figueiredo.