Operação resultará em sinergias relevantes para o Banco, segundo executivo da instituição financeira
A operação entre Santander Brasil e América Gestão de Energia foi aprovada pelo Banco Central (BC) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e assinada ontem pelas empresas. O braço de consultoria e gestão da holding América Energia completa o portfólio de produtos e serviços oferecidos aos clientes do Santander abastecidos pelo mercado livre e cativo de energia e consolida a instituição financeira como um dos principais players de soluções no mercado de energia.
A América Gestão de Energia é uma das maiores empresas do segmento no País, com atuação internacional. Com 23 anos de atuação no setor, a empresa consolidou-se como gestora operacional e advisor estratégico em operações de energia, água e gás natural, com forte viés em transição energética e sustentabilidade, para consumidores e geradores de todos os portes e em todos os segmentos de contratação.
Entre as soluções disponibilizadas pela América para seus clientes estão: estruturação e gestão de comercialização de energia e gás natural; viabilização de PPA’s (Power Purchase Agreement) para geradores e consumidores; estruturação e gestão de operações de autoprodução e geração distribuída; projeção de tarifas e preços de energia para elaboração de budget; automação e aplicação de softwares próprios em operações multisites; eficiência energética e análises e monitoramento de consumo em tempo real.
“Energia elétrica é um insumo base com custo relevante para qualquer empresa, e a maior parte delas precisa de ajuda na gestão. É um trabalho técnico e multidisciplinar, que não justifica o investimento em uma estrutura interna em muitos casos. Com a aquisição, passaremos a disponibilizar aos nossos clientes essa estrutura”, explica Rafael Thomaz, responsável pela mesa de energia da Tesouraria do Santander Brasil.
A operação resultará em sinergias relevantes para o Banco, segundo o executivo. A América Gestão de Energia já atua nacionalmente e internacionalmente, mas a forte presença do Banco em regiões onde a empresa tem baixo market share fará diferença na conquista de clientes. “Considerando nosso protagonismo em comercialização de energia, temos uma grande carteira de clientes potenciais para os novos serviços”, diz.
Luiz Alfredo Cava, CEO da América Gestão, destaca a importância da operação para os objetivos de crescimento da empresa. “Atuar em gestão de energia em seu conceito mais amplo e expandir a atuação internacional são direções estratégicas de nossa empresa. Com o Santander disponibilizando sua estrutura de consumidor e de clientes no Brasil e exterior, esse caminho ganha força.”