Função “Minhas reservas” permite que o cliente nomeie no próprio app do Banco os objetivos que pretende atingir com os recursos economizados
Com o objetivo de ajudar os clientes a guardarem dinheiro, o Santander passa a disponibilizar, a partir de junho, a ferramenta Minhas Reservas para todos os clientes pessoa física com conta ativa no Banco. A nova funcionalidade reforça o compromisso do Santander com a promoção da educação financeira e o desenvolvimento de soluções digitais que impulsionem a autonomia financeira. A expectativa é de que, até 2027, mais de 1 milhão de usuários passem a usar a funcionalidade.
“O Minhas Reservas foi desenvolvido para atender às necessidades dos clientes que, muitas vezes, precisam se organizar financeiramente e buscam simplicidade para fazer isso. Nosso novo recurso oferece uma experiência segura, prática e sobretudo didática, porque estimula o cliente a definir objetivos ao guardar o dinheiro e ainda oferece uma rentabilidade garantida”, afirma Geraldo Rodrigues Neto, diretor de Pessoa Física do Santander.
Cada categoria de reserva financeira definida pelo cliente, como por exemplo “Carro novo” ou “Viagem de férias”, renderá 100% do CDI e terá a possibilidade de efetuar resgates a partir do dia útil seguinte à aplicação, em qualquer horário – ainda que o aconselhável seja realizá-lo após 30 dias a partir da data de cada depósito, evitando a incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) regressivo.
Historicamente, os brasileiros enfrentam dificuldades para guardar dinheiro – independentemente de que o motivo principal seja investir os recursos para fazê-los render. De acordo com a Anbima, apenas 11% da população indicou ter aplicado dinheiro em produtos financeiros em 2024, enquanto 22% afirmaram ter feito algum tipo de investimento – porque incluem neste conceito outras categorias de gastos, como iniciar um negócio próprio.
O hábito de constituir uma reserva de emergência é uma primeira alternativa para garantir conquistas a longo prazo. Por isso, a nova funcionalidade é direcionada para o cliente que quer economizar, mas não necessariamente investir. Além disso, faz parte de uma estratégia de ter o cliente no centro do negócio, permitindo que ele mesmo defina um objetivo de forma personalizada – como a criação de um nome para a reserva -, estabeleça uma meta, com valor e prazo, e acompanhe o atingimento do seu objetivo.
Também destinada a qualquer pessoa que queira guardar dinheiro sem precisar entender os termos técnicos do mundo dos investimentos, a nova ferramenta pode ser contratada com toda a segurança e clareza necessárias no aplicativo. Há pouco mais de um ano, o Santander lançou a oferta Free, com conta corrente e cartão de crédito gratuitos, e passou a oferecer serviços financeiros a uma parcela do público ainda sem acesso ao sistema bancário. Agora, as perspectivas são de que os usuários da funcionalidade passem a se interessar por outros tipos de produtos financeiros.
“Essa é uma novidade valiosa porque simplificamos a entrada no universo dos investimentos para os clientes que nunca guardaram dinheiro ou que guardam, mas não investem. Uma vez dentro do nosso ecossistema, os clientes passam a visualizar uma ampla gama de oportunidades de investimentos, nas mais variadas classes de ativos”, analisa Alessandro Chagas, diretor de Investimentos do Santander.