Como parte da estratégia Institucional de oferecer tecnologia de ponta e ampliar o atendimento aos beneficiários, o Grupo São Cristóvão Saúde acaba de adquirir quatro modernos equipamentos de ultrassonografia (USG), acompanhados de transdutores específicos para diferentes tipos de exames. A iniciativa visa ampliar os serviços ambulatoriais e hospitalares, agilizar a realização dos procedimentos e aprimorar a capacidade diagnóstica, assegurando ainda mais precisão nos tratamentos.
A ultrassonografia é um método diagnóstico não invasivo e seguro, amplamente utilizado para avaliar diversas condições de saúde, desde doenças abdominais até problemas musculoesqueléticos. Os novos equipamentos de ultrassom do São Cristóvão Saúde, cujo investimento ultrapassa R$ 1 milhão, contam com softwares avançados que permitem a execução de exames de alta complexidade nas áreas de cardiologia geral, cardiologia pediátrica, vascular, ortopedia, ginecologia e obstetrícia, e neurologia infantil, além de alta qualidade de imagem e rapidez na entrega dos resultados, atendendo pacientes do Pronto-Socorro (Adulto, Pediátrico e Obstétrico), das unidades de internação e do setor de radiointervenção.
Segundo Wagner Lacerda, gerente de Engenharia Clínica e SADT, com essa aquisição é possível realizar exames de radiologia geral, doppler venoso e arterial, mama, abdômen, articulações, transvaginais e tireoide, entre outros, com imagens em até 4D. “As novas tecnologias são o alicerce para a melhoria dos serviços oferecidos aos beneficiários, otimizando os fluxos, garantindo diagnósticos mais precisos e, consequentemente, tratamentos adequados de forma humanizada e individual”, afirma.
De marca multinacional, a tecnologia utilizada é reconhecida por sua confiabilidade clínica, combinando softwares de automação de diagnóstico, sistema de Doppler automático, que capta os picos de velocidade do fluxo sanguíneo com marcações automáticas, e imagem volumétrica que, em conjunto com os transdutores 3D e 4D, possibilitam visualizar o bebê durante a gestação em sua totalidade e com máxima riqueza de detalhes, além de identificar diversas variações de doenças cardíacas em adultos e crianças, por meio de algoritmos inteligentes e sistema de auto leitura das principais patologias, oferece pré-diagnósticos, aprimorando a assertividade nos laudos e o direcionamento clínico.
Dessa forma, o Grupo, que realiza atualmente 2.5 mil exames por mês somente no Hospital, passará a executar 4 mil, aumentando em 60% sua capacidade de atendimento, além da contratação de novos médicos para o São Cristóvão Medicina Diagnóstica, auxiliando na verticalização e na otimização dos recursos. Outro fator importante é a conectividade dos novos ultrassons ao sistema PACS (Picture Archiving and Communication System), facilitando a disponibilidade das imagens tanto para os médicos quanto para os beneficiários, além de promover a sustentabilidade, oferecendo um serviço 100% digital.
“Nosso investimento contínuo na área de tecnologia clínica resulta em um atendimento mais seguro, rápido e preciso, fortalecendo nossa estrutura física e assistencial para acompanhar o crescimento da demanda. Em breve, traremos novas aquisições tecnológicas em favor dos nossos pacientes”, destaca o presidente/ CEO do Grupo e presidente da Santa Casa de Francisco Morato, eng º Valdir Pereira Ventura.