O Grupo São Cristóvão Saúde realizou o simulado de emergências e desastres, tendo como principal objetivo atualizar o treinamento junto aos profissionais das áreas assistencial e administrativa em eventos de urgência, cumprindo os requisitos da certificação internacional Qmentum Diamante, da qual a Instituição é detentora.
A simulação aconteceu nas dependências do Pronto-Socorro Geral, com o atendimento de múltiplas vítimas, motivadas pela explosão de uma cabine primária, seguida de um desmoronamento estrutural, no Centro Ambulatorial Américo Ventura – Unidade I.
O Grupo contou com a participação dos Bombeiros Civis e da MAX Emergências Médicas, que prestaram os primeiros socorros às vítimas no local do acidente, utilizando o método START para triagem e transporte dos acidentados até o Pronto Socorro Adulto. Ao chegarem à unidade de pronto atendimento, foi acionado o ‘Protocolo de Manchester’, que classificou os casos de acordo com a gravidade.
Durante o evento, foram respeitados todos os fluxos da unidade, incluindo a mobilização de estrutura e profissionais, além da comunicação prévia aos beneficiários sobre o simulado, minimizando possíveis impactos. A ação foi concluída com êxito em 45 minutos, atendendo as condições estabelecidas para o atendimento às vítimas.
“Precisamos estar sempre preparados para lidar com imprevistos. Por isso, trabalhamos continuamente nas áreas assistenciais e administrativas, aprimorando rotinas, protocolos e processos. Esse esforço nos permite estar aptos a oferecer um atendimento pleno em situações desafiadoras. Parabenizo todos os envolvidos nesse processo, reforçando a importância de cada treinamento para o constante aperfeiçoamento de nossas equipes”, destacou o presidente/CEO do Grupo São Cristóvão Saúde e presidente da Santa Casa de Francisco Morato, engº Valdir Pereira Ventura.
Com o intuito de preparar os colaboradores antes da execução do simulado, a Instituição disponibilizou o treinamento de forma presencial e online, a fim de integrar e conscientizar ainda mais todas as áreas e equipes sobre a importância de cada colaborador no processo de atendimento às vítimas.