Europ Assistance Brasil

São Paulo inicia instalação de armadilhas para controle do Aedes aegypti

Implantação de armadilhas de autodisseminação de larvicidas (ADLS) / Foto: Edson Lopes Jr./SECOM
Foto: Edson Lopes Jr./SECOM

Tecnologia é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde e foi importada da Holanda pela Biovec; Expectativa é reduzir em até 80% a dengue no município

Agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo começou na manhã desta quarta-feira (12) a instalar armadilhas contra o mosquito Aedes aegypti. A tecnologia foi importada exclusivamente para o Brasil pela Biovec, empresa do Grupo Lara, e tem eficácia comprovada de 80%, superior aos métodos tradicionais. Com o uso de 20 mil armadilhas, concentradas em seis áreas de elevado risco de transmissão de dengue selecionadas pela COVISA (Brasilândia, Jardim Ângela, Raposo Tavares, Sacomã, Itaquera e Santa Cecília), a expectativa é que em 60 dias já se note expressiva redução de mosquitos no município.

A cidade de São Paulo registrou 2.507 casos de dengue nos primeiros três meses de 2023, segundo dados do último boletim epidemiológico divulgado. Em 2022, o Brasil atingiu o maior índice de sua história de óbitos por dengue, com 1.016 mortes registradas pelo Ministério da Saúde.

Por meio do QR Code presente na armadilha, o agente de saúde consegue localizar onde ela foi instalada, registrar o que for encontrado nas visitas, trocar os refis, monitorar os casos de dengue na região e comprovar a efetividade da tecnologia / Foto: Edson Lopes Jr./SECOM
Foto: Edson Lopes Jr./SECOM

“A busca por uma solução inovadora e eficiente contra o mosquito se tornou uma preocupação das prefeituras. Cada armadilha da Biovec tem uma cobertura de 1.000 m², o que assegura proteção de boa parte de um quarteirão. Por meio do QR Code presente na armadilha, o agente de saúde consegue localizar onde ela foi instalada, registrar o que for encontrado nas visitas, trocar os refis, monitorar os casos de dengue na região e comprovar a efetividade da tecnologia. É o que há de mais moderno hoje no Brasil para cuidar da população”, afirma Daniel Sindicic, CEO do Grupo Lara.

A Biovec emprega em suas armadilhas uma solução com inseticida, fungo e água com odor capaz de atrair os insetos que estão em época de postura de ovos. A tecnologia é capaz de eliminar larvas e mosquitos adultos e não causam nenhum dano a saúde de humanos, animais ou ao meio ambiente, por ser uma solução sustentável.

O produto é utilizado em mais de 20 países, incluindo Estados Unidos, Tailândia, Hong Kong, Malásia, Indonésia e México. No Brasil, além de São Paulo, a armadilha contra o mosquito da dengue já foi implementada nos municípios de Goiânia, Ribeirão Pires e está disponível para prefeituras de todos os municípios do Brasil por meio da Biovec.

Armadilha da Biovec: inovação contra mosquito da dengue que reduz propagação em 80%

A armadilha da Biovec atrai mosquitos fêmeas do Aedes Aegypti, que estão prestes a produzir ovos. O mosquito repousa no local, deposita os ovos na água e é contaminado pelo larvicida lá aplicado. Quando os ovos se transformam em larvas na água, mais odores são gerados e atraem outros mosquitos para a armadilha. Depois, as larvas morrem antes de completarem o estágio de desenvolvimento.

Armadilha In2Care, trazida para o Brasil pela Biovec / Divulgação
Armadilha In2Care, trazida para o Brasil pela Biovec / Divulgação

Quando o mosquito fêmea contaminado sai da armadilha, o larvicida contido nele se dissolve e contamina outros locais com água, repetindo o mesmo ciclo que ocorre dentro da armadilha e matando novas larvas.

Esse produto é a forma mais inteligente e eficaz de combater o mosquito, pois ele usa os hábitos do próprio mosquito para fazer a transferência dos larvicidas nos locais de água parada, eliminando sua possibilidade de reprodução. Além disso, trata-se de uma solução ambientalmente limpa.

Chegando ao Brasil por meio da Biovec, o produto já foi implementado com altas taxas de eficácia em mais de 20 países, incluindo Estados Unidos, Tailândia, Hong Kong, Malásia, Indonésia e México.

Total
0
Shares
Anterior
Alessandro Buonopane: Admirável consumidor novo
Alessandro Buonopane, CEO Brazil do Grupo GFT / Divulgação

Alessandro Buonopane: Admirável consumidor novo

Confira artigo do CEO do Grupo GFT no Brasil

Próximo
Só dando uma olhadinha? Vitrines inteligentes analisam comportamento do cliente para personalizar sugestões
Só dando uma olhadinha? Vitrines inteligentes analisam comportamento do cliente para personalizar sugestões / Foto: Pixabay

Só dando uma olhadinha? Vitrines inteligentes analisam comportamento do cliente para personalizar sugestões

Tecnologia de recomendações inteligentes no e-commerce pode ser solução

Veja também