Interessados podem se inscrever gratuitamente no evento que acontece nos dias 20, 21 e 22 de abril
Nesta terça-feira (7), na sede da Prefeitura de São Paulo (Edifício Matarazzo), foi lançado oficialmente o Festival Mundial da Criatividade. O evento, que neste ano tem a capital paulista como palco principal, acontece nos dias 20, 21 e 22 de abril e conta com inúmeras experiências, painéis, palestras, workshops e performances para profissionais, empreendedores e empresas de todos os setores que compõem a economia criativa.
O festival em São Paulo dá início às inúmeras atividades do Dia Mundial da Criatividade, que ocorre em outras 100 cidades brasileiras e em outros 12 países ao redor do mundo. Idealizado no Brasil por Lucas Foster, a data tornou-se parte do calendário oficial da ONU em abril de 2017. O evento é organizado pela World Creativity Organization e tem como principal objetivo unir o ecossistema de criatividade e inovação de diversas cidades, focando o desenvolvimento sustentável com base em pilares como aprendizagem, diversidade, empreendedorismo e transformação.
“Atingidas diretamente por uma crise de confiança sobre seu futuro, as cidades continuarão exercendo um papel fundamental em nossa civilização. Por isso, a criatividade e a inovação são essenciais para a construção de cidades vibrantes capazes de atrair pessoas, negócios e promover impacto social positivo. O festival celebra a importância da criatividade para a construção de um futuro sustentável para todos e São Paulo foi escolhida como Capital Mundial da Criatividade pela Organização Mundial da Criatividade para mostrarmos, na prática, como a criatividade e a economia criativa transformam os lugares e a vida das pessoas”, afirma Lucas Foster.
“A Prefeitura de São Paulo tem buscado apoiar cada vez mais os setores que estão em constante crescimento e que compõem as profissões do futuro, como o de economia criativa. Contamos com diversas ações que impulsionam o setor nas mais diversas áreas como gastronomia, games, audiovisual, entre outros, todas elas pensando na geração de emprego e renda, na aceleração de negócios e no desenvolvimento econômico da Capital”, declara Aline Cardoso, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São.
O Dia Mundial da Criatividade é apresentado pelo Ministério da Cultura e Mercado Livre, parceria de mídia da Globo, apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Cidade de São Paulo, além da parceria institucional da Co.liga, Fundação Roberto Marinho, Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), da Preta Hub e do Razões para Acreditar, além de outros importantes agentes e entidades.
No ano passado, o Festival Mundial de Criatividade atraiu mais de cinco mil pessoas nos três dias de atividades, em Salvador. Neste ano, o evento conta com mais de 100 atividades espalhadas por 20 espaços na região do Centro Histórico de São Paulo e espera receber cerca de dez mil pessoas:
Alguns dos espaços que poderão ser envolvidos na programação:
- Edifício Martinelli
- Pateo do Collegio
- Praça Antônio Prado
- B3 Brasil, Bolsa, Balcão Casa da Moeda
- Ed. Matarazzo
- Teatro Municipal
- Fachada de prédios históricos
- Viaduto do Chá
- Praça das Artes
- Vale do Anhangabaú
- Galeria do Rock
- Shopping Light
Os ingressos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas por meio do site oficial do evento.