Sancor Seguros

Saúde descola das demais atividades da Economia e mercado de trabalho cresce

A.C.Camargo lança MBA em parceria com IBMEC sobre Gestão em Saúde com ênfase em Ambientes Complexos / Foto: Freepik
Foto: Freepik

Relatório do IESS mostra leve alta do setor em contraposição ao conjunto da Economia, que registra queda

Enquanto a economia brasileira enfrentou uma queda no número de empregos formais no final de 2024, o setor da saúde teve comportamento distinto, apresentando uma leve alta. A constatação é do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), relatada na nova edição do Relatório do Emprego na Cadeia Produtiva da Saúde (RECS).

Clique aqui e acesse a íntegra do documento.

O documento mostra que a empregabilidade na cadeia produtiva da saúde oscilou 0,1% entre setembro e dezembro, enquanto o mercado de trabalho brasileiro, de forma geral, diminuiu 0,6%. Assim, na comparação de dezembro ante setembro, a saúde teve um saldo positivo de 8 mil novos postos de trabalho, enquanto o Brasil registrou, na mesma base comparativa, a perda de 535,5 mil ocupações formais. A saúde representa 10,9% do total de empregos no Brasil. Encerrou 2024 com 5,1 milhões de trabalhadores formais, sendo 4,1 milhões da área privada e aproximadamente 1 milhão no sistema público. O segmento da saúde suplementar teve o acréscimo de 181 mil empregos em 12 meses, impulsionando o setor como todo.

“Os números mostram a força e a resiliência da saúde e confirmam o papel estratégico desempenhado pelo setor na economia brasileira. Enquanto outros setores sofrem com demissões, a saúde continua gerando empregos”, analisa José Cechin, superintendente executivo do IESS.

Principais destaques do Relatório:

  • Saúde x Economia Geral: Enquanto o mercado de trabalho brasileiro recuou 0,6%, e a economia sem considerar o setor da saúde caiu 0,7%; a cadeia produtiva da saúde apresentou leve alta de 0,1%;
  • Panorama do Emprego no Brasil: O saldo de empregos formais foi negativo em 535,5 mil postos, com as respectivas quedas nos setores de Serviços (-257,7 mil), Indústria (116,4 mil), Construção (-89,6 mil), Agropecuária (-46,6 mil) e Comércio (-25 mil);
  • Setor Privado em Expansão: A área privada da saúde registrou alta de 0,1%, enquanto o setor público diminuiu 0,4%;
  • Desempenho Regional: O setor de saúde cresceu no Nordeste (alta de 0,5%), Centro-Oeste (alta de 0,4%), Sul (alta de 0,4%) e Sudeste (alta de 0,2%), mas teve retração no Norte, ficando negativo em 1,5%.

A íntegra do Relatório está disponível em https://www.iess.org.br/sites/default/files/2025-03/RECS75%20%281%29%20%281%29.pdf.

Total
0
Shares
Anterior
Dupla Maiara & Maraísa será atração do Festival Interlagos em junho
Festival Interlagos 2025 confirma participação da BMW / Foto: Divulgação

Dupla Maiara & Maraísa será atração do Festival Interlagos em junho

Fred & Fabrício também se apresentam no mesmo dia; o line-up da edição de

Próximo
Webinar debate impactos dos carros elétricos no mercado de seguros
Webinar debate impactos dos carros elétricos no mercado de seguros / Divulgação

Webinar debate impactos dos carros elétricos no mercado de seguros

Veja também