UniAbrapp promove curso para capacitar lideranças na gestão de riscos psicossociais e na aplicação da NR-1
A saúde mental no trabalho ocupa espaço cada vez maior nas empresas e organizações. Na previdência complementar fechada, diretamente ligada ao bem-estar de milhões de pessoas, o tema também se tornou prioridade estratégica.
Atenta a esse cenário, a UniAbrapp, braço de Educação e Inovação da Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), realiza o curso “Saúde Mental e Organizacional para além da NR-1: Um olhar de Governança e Gestão de Riscos Invisíveis”, nos dias 25 e 26 de novembro.
Foco em liderança e riscos psicossociais
O treinamento é voltado a lideranças de alta e média gerência e tem como objetivo fortalecer a capacidade de compreender, aplicar e integrar os requisitos da NR-1 à gestão de saúde mental, felicidade corporativa e saúde social. A NR-1 é a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho que estabelece as disposições gerais sobre segurança e saúde no trabalho.
Além da abordagem normativa, o curso propõe um olhar ampliado sobre os chamados riscos psicossociais invisíveis, conectando o tema à cultura organizacional, à governança e à responsabilidade estratégica das entidades. A proposta é mostrar como fatores emocionais, relacionais e ambientais impactam produtividade, clima interno e sustentabilidade dos planos.
Conteúdo aborda novo cenário da saúde organizacional
Ao longo dos dois dias, os participantes terão contato com temas como o novo cenário da saúde organizacional e do trabalho, gestão de riscos invisíveis e impactos do “ponto cego” na rotina das instituições, NR-1 e riscos psicossociais, gestão emocional e saúde mental, além de felicidade e saúde social nas organizações.
O programa inclui ainda reflexões sobre o papel da liderança na construção de ambientes psicologicamente seguros, com ênfase em governança e responsabilidade estratégica na previdência complementar fechada.
