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Secretaria de Saúde de Rio Branco realiza 100 mil atendimentos de telemedicina através de tecnologia da Dígitro

Telemedicina: O lado luz já experimentamos, mas qual seria o lado sombra das consultas online a médicos e psicólogos? / Foto: Edward Jenner / Pexels
Foto: Edward Jenner / Pexels

Teleatendimento foi implementado no município durante o período de pandemia de COVID-19 e garantiu o distanciamento social, além de gerar maior eficiência no atendimento da população

Com os desafios sem precedentes causados pela pandemia de COVID-19, o setor de saúde se viu na urgência de encontrar soluções que garantissem o atendimento da população e respeitassem as regras de distanciamento social. Nesse contexto, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) de Rio Branco, no Acre, encontrou na Dígitro Tecnologia uma resposta eficiente e eficaz para operar seus atendimentos através de tele consultas, utilizando a plataforma Interact, que otimizou toda a operação de atendimento aos pacientes através de diversos canais como voz, chat, vídeo-chat e e-mail.

A solução não apenas facilitou o acesso aos serviços de saúde, mas também assegurou a continuidade do cuidado médico durante o período crítico da pandemia. De acordo com Sulamitta Guedes, Coordenadora de Regulação, Controle e Avaliação da SEMSA, o uso da tecnologia possibilitou que a equipe de médicos e enfermeiros alcançassem uma média de 500 atendimentos diários, chegando em pouco tempo ao recorde de 100 mil pessoas atendidas via consultas on-line. “A principal vantagem para o serviço público de saúde foi fazer o atendimento chegar na casa dos usuários sem que eles precisassem se expor à contaminação por COVID-19”, relembra Sulamitta.

Além da eficiência operacional aumentada, a implementação da tecnologia da Dígitro permitiu que os profissionais de saúde mantivessem a atenção e qualidade no atendimento, ainda que o número de usuários estivesse muito acima do normal. Ana Paula Barbosa, Enfermeira de Atendimento e Monitoramento da SEMSA, observou que a eliminação do transtorno associado ao deslocamento dos pacientes e à necessidade de higienização constante das salas de atendimento contribuiu para a otimização dos serviços. “Manter a segurança sanitária em tempos de pandemia demanda um certo tempo. Pelo telefone, conseguimos prestar o mesmo tipo de serviço, sem perder a qualidade e com a mesma atenção que tínhamos no atendimento presencial”, justifica a enfermeira.

A facilidade e eficiência proporcionadas pela telemedicina também foram bem percebidas pelos pacientes atendidos em Rio Branco, como relatou Mariza de Menezes, usuária do Sistema Único de Saúde do município. Antes da adoção da tecnologia, Mariza precisava madrugar em frente à Unidade Básica de Saúde do seu bairro para tentar agendar um atendimento. Com as teleconsultas, ela não só deixou de se arriscar durante a madrugada, quanto passou a conseguir atendimento no mesmo dia. “O sistema realmente funciona e já indiquei para alguns amigos para que confiem no atendimento neste formato”, declarou.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde de Rio Branco, Maria Jesuíta, a parceria com a Dígitro foi crucial para garantir que a tecnologia fosse não apenas implementada, mas também acompanhada e mantida adequadamente, assegurando sua eficácia e durabilidade. “Poder contar não só com a oferta da solução, mas com a sua implantação e acompanhamento fez toda a diferença para que pudéssemos rapidamente realizar as mudanças necessárias no formato dos serviços prestados à população”, conclui Maria.

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