Seguro de Automóvel tem maior alta em 13 meses, aponta relatório IPSA, da TEx

Seguro de Automóvel tem maior alta em 13 meses, aponta relatório IPSA, da TEx / Foto: DCStudio / Freepik
Foto: DCStudio / Freepik

Índice de Preços do Seguro de Automóvel (IPSA) tem o objetivo de acompanhar o valor das cotações e leva em conta algumas variáveis como gênero, idade e região

A TEx Tecnologia, responsável pelo sistema de multicálculo Teleport, acaba de divulgar a edição de abril do Índice de Preços do Seguro de Automóvel (IPSA). Criado pela empresa com o objetivo de acompanhar o valor das cotações, o IPSA leva em conta algumas variáveis como gênero, idade e região, por exemplo.

De acordo com o levantamento, o seguro de automóvel teve sua maior alta nos últimos 13 meses – e passou a representar 7% do valor dos veículos, na média. “Essa alta de 6,1% no último mês deve-se, em grande parte, ao recente aumento de casos de roubo e furto de veículos em regiões de grande importância para o mercado, como em São Paulo – onde as ocorrências desse tipo cresceram 12,7% no primeiro bimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior. O aumento do IPSA ocorreu em quase todas as regiões, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, líderes de volume do índice”, explica o estudo disponível para download gratuitamente no site da TEx.

Reprodução
Reprodução

O IPSA é calculado com base no percentual que o seguro representa do valor do veículo. Se a taxa é de 4% e o veículo custa R$ 50 mil, quer dizer que o preço do seguro é de R$ 2 mil. Isso facilita a comparação entre veículos que possuem valores diferentes.

Gênero, Idade e Região

O Índice se manteve estável para o gênero feminino em abril de 2023, enquanto o masculino aumentou 8,2%. Isso aumentou ainda mais a distância entre os sexos, com os homens pagando 36,2% a mais que as mulheres. O índice aumentou para todas as faixas etárias, com destaque para a de 46 a 55 anos, que cresceu 7,9% no último mês.

A região onde o segurado reside é um fator muito importante na precificação do seguro e interfere diretamente nas taxas de roubo e furto. As Regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo pagaram 7,9% do valor do carro em seguro em abril, aproximadamente 83,7% a mais comparado com a Região Metropolitana de Belém, que pagou 4,3%, o índice mais baixo das regiões comparadas.

Reprodução
Reprodução
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
IESS realiza Fórum de Debates com especialistas na Hospitalar 2023, no dia 26 de maio
IESS realiza Fórum de Debates com especialistas na Hospitalar 2023, no dia 26 de maio / Foto: Humberto Chavez / Unsplash Images

IESS realiza Fórum de Debates com especialistas na Hospitalar 2023, no dia 26 de maio

Seminário tem como foco debater de quais maneiras plataformas digitais podem ser

Next
Ademicon alcança resultados expressivos para marca após participação no BBB 23
Ademicon alcança resultados expressivos para marca após participação no BBB 23 / Divulgação / Ademicon

Ademicon alcança resultados expressivos para marca após participação no BBB 23

A partir de ações relacionados ao reality, empresa impactou 40 milhões pessoas e

You May Also Like