Bradesco Seguros

Seguro de vida: confira 05 dicas para contratar o melhor plano em 2024

Seguro de vida: confira 05 dicas para contratar o melhor plano em 2024/ Foto: Freepik
Foto: Freepik

O ano de 2023 foi marcado por uma série de eventos que impulsionaram os brasileiros a buscarem a contratação de seguro de vida. Conforme revelado pela pesquisa recente da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), conduzida pelo Datafolha, 18 em cada cem pessoas no país agora optam por esse tipo de proteção. Mudanças na estrutura familiar e os riscos decorrentes do cenário pós-pandemia são as principais motivações para a contratação desse serviço.
O levantamento mostra que a cultura de proteção ainda tem amplo espaço para crescimento no Brasil. Por uma questão cultural, observa-se que as pessoas tendem a proteger mais o patrimônio do que a vida. Porém, com os eventos dos últimos anos, em especial a crise sanitária, reforçaram de maneira contundente a importância de cuidar tanto de si mesmo quanto dos entes queridos.
Para Castelano Santos, CEO da Tech Trail, insurtech focada em inteligência artificial e análise de dados para o setor de seguros, o seguro de vida funciona como um suporte que auxilia nas despesas cotidianas e inesperadas, por isso, é de suma importância ficar atento aos detalhes no momento da contração.
“O seguro de vida garante alívio financeiro aos dependentes do segurado, ou beneficiários, em caso de morte. Mas as apólices de seguro de vida podem incluir coberturas que protegem o próprio segurado, em casos de doença grave, invalidez ou incapacidade temporária. É uma maneira de reduzir os impactos de eventualidades e permitir a manutenção do padrão de vida. Ou seja, é um importante instrumento de proteção familiar e patrimonial”, ressalta o especialista.
Atentos a essa significativa mudança de comportamento, o setor de seguros direciona seus esforços para atender a essa crescente demanda. Confira cinco dicas fundamentais para auxiliar na escolha do melhor seguro de vida em 2024:

Personalize suas apólices:


Muitas seguradoras oferecem opções de personalização. Considere adaptar a cobertura de acordo com suas necessidades específicas, adicionando coberturas complementares ou ajustando valores para melhor atender às suas expectativas. É fundamental se atentar aos detalhes e não cobrir demais nem ficar exposto a riscos desnecessários.
Analise suas necessidades financeiras e familiares para garantir que a cobertura escolhida atenda adequadamente às suas exigências. Além disso, certifique-se de evitar duplicações de coberturas. Avalie cuidadosamente os benefícios oferecidos e evite pagar por coberturas que possam estar sendo duplicadas em outros seguros que você já possui.
“Cada detalhe na contratação do seguro de vida é crucial, pois eles moldam a amplitude da proteção oferecida. Entender minuciosamente os termos, condições e coberturas garante que o seguro atenda precisamente às suas necessidades e circunstâncias individuais.”, explica Castelano.

Informe-se sobre as medidas em caso de sinistro:

Esteja preparado em caso de sinistro. O sinistro no seguro de vida é a ocorrência de um evento que tem cobertura no seguro contratado e esteja especificado na apólice. Em geral, esta modalidade de seguro cobre sinistros relacionados à doenças, invalidez e morte – tudo a depender, é claro, das coberturas e condições contratadas. Ou seja, antes de fechar o contrato, informe-se sobre as medidas que precisará tomar em situações de emergência. Compreender o processo agiliza a resposta e minimiza impactos em momentos críticos.

Avalie a relação custo-benefício:

Encontre o equilíbrio adequado entre o custo do prêmio mensal e os benefícios oferecidos. A escolha mais econômica nem sempre é a melhor. Avalie o que oferece a melhor relação custo-benefício para garantir uma proteção eficaz.

Pesquise e compare seguradoras:

Antes de tomar sua decisão final, pesquise e avalie cuidadosamente a reputação da seguradora. Pesquise avaliações de clientes, histórico de pagamento de sinistros e estabilidade financeira para garantir que você está escolhendo uma empresa confiável.

Reavaliação periódica da carteira de seguros:

Por fim, estabeleça o hábito de reavaliar sua carteira de seguros a cada período, como a cada 3 ou 5 anos. As necessidades mudam ao longo do tempo, e essa prática garante que sua cobertura permaneça alinhada com as fases da vida e mudanças nas circunstâncias.

O seguro de vida transcende a mera precaução, é um investimento no bem-estar futuro, proporcionando tranquilidade diante do desconhecido. Ao seguir essas orientações e compreender a importância dessa decisão, os indivíduos estarão mais bem preparados para enfrentar os desafios e construir um futuro financeiro sólido.

“Com a evolução do mercado impulsionada por tecnologias como inteligência artificial e aprendizado de máquina, os processos estão passando por transformações significativas. Agora, as ferramentas de vendas conseguem avaliar o perfil do comprador, direcionando-os para a melhor oferta disponível. Essa é a especialidade da Tech Trail, que tem desempenhado um papel fundamental no apoio às seguradoras durante esse processo de transformação digital”, comenta Castelano.

Total
0
Shares
Anterior
6º Seminário Jurídico de Seguros aborda questões complexas do setor securitário e aponta soluções
6º Seminário Jurídico de Seguros aborda questões complexas do setor securitário e aponta soluções / Foto: Divulgação

6º Seminário Jurídico de Seguros aborda questões complexas do setor securitário e aponta soluções

Próximo
Investimentos pós-fixados devem oferecer retornos reais positivos em 2024, mesmo com cortes previstos para a Selic, diz BB Previdência
Edson Chini, diretor Financeiro e de Investimentos da BB Previdência/ Foto: Divulgação

Investimentos pós-fixados devem oferecer retornos reais positivos em 2024, mesmo com cortes previstos para a Selic, diz BB Previdência

Os níveis de Selic e CDI esperados para 2024 são superiores ao IPCA em um

Veja também