Modalidade garante operações de compra e venda de energia até o final do contrato, sem exigência de caução em dinheiro ou carta fiança bancária
O mercado de energia no Brasil vai mudar a partir de 2026. Hoje o mercado livre permite a migração de qualquer consumidor de energia conectado em redes de alta tensão, acima de 2,3 quilovolts (kV), o que envolve clientes com contas de luz acima de R$ 10 mil por mês.
A partir de 2026, consumidores residenciais poderão escolher seu fornecedor de energia elétrica, movendo o mercado livre para um novo patamar. Essa abertura está projetada para movimentar até R$ 120 bilhões em 2040, com um enorme potencial de crescimento.
Para aumentar a confiança neste novo mercado, a VOKAN Seguros oferece o “Seguro Garantia – Compra e Venda de Energia” possibilitando ao vendedor, segurado e comercializador de energia, que a empresa compradora vai honrar com a obrigação do pagamento das faturas.
Segundo Tatiana Macedo, head de linhas financeiras da VOKAN, o Seguro Garantia tem inúmeras vantagens em relação a outras formas de caução e, por isso, vem se destacando no dia a dia entre os empresários. “A contratação do seguro traz mais segurança ao contrato, e se apresenta com uma alternativa economicamente mais viável para as empresas que precisam apresentar uma garantia durante a compra de energia no Mercado Livre de Energia”, afirma.
As principais vantagens do Seguro Garantia são o menor custo, rapidez na obtenção, evita a disponibilidade de capital de giro para caução em dinheiro; não tem exigência de reciprocidade bancária; não toma limites de crédito junto aos bancos e o prazo de vigência acompanha o contrato e o risco.
A VOKAN tem à disposição o hub de Seguro Garantia para atender de forma personalizada todos os empresários, que buscam previsibilidade aos contratos e negócios de longa duração. “O Seguro Garantia é uma excelente solução, que atende às exigências legais de confiabilidade, inclusive para contratos de alto valor agregado”, afirma Tatiana.