Proteção garante pagamento de parcelas, amortização ou liquidação da dívida em caso de morte, invalidez ou perda involuntária do emprego
Com a chegada do novo ano, as preocupações com o planejamento financeiro aumentam. Pesa no orçamento familiar os vários tributos a serem pagos no início do ano, além do aumento de mensalidades escolares e de faculdade. A situação se agrava quando há ainda dívidas como empréstimos, financiamentos e cartões de crédito. O acúmulo de despesas pode impactar o orçamento de tal forma que impossibilita milhares de pessoas a cumprirem seus compromissos financeiros.
Não à toa, o nível de endividamento das famílias no Brasil continua elevado. Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontam que, em novembro de 2024, houve aumento no percentual de famílias endividadas no Brasil: o índice passou de 76,6% de 2023 para 77% na comparação com novembro de 2023.
O receio de ficar inadimplente levou mais brasileiros a procurar uma proteção por meio do seguro prestamista, solução que garante amortização ou até mesmo pagamento integral de uma dívida diante situações indesejadas. Na BB Seguros, a apólice assegura a liquidação ou amortização da dívida em caso de morte, invalidez e, opcionalmente, o pagamento de parcelas do empréstimo em caso de perda involuntária do emprego do segurado.
“O produto funciona como uma proteção diante de imprevistos, contribuindo com a estabilidade financeira e preservação do patrimônio. A modalidade é uma vantagem tanto para a empresa, que se protege contra a inadimplência, quanto aos familiares, que deixam de contabilizar dívidas nos bens deixados pelo contratado”, diz Hugo Ofugi, Superintendente de Produtos Vida da Brasilseg, empresa do ramo de seguros da BB Seguros.
Produto em expansão
Na divulgação do último balanço, a Brasilseg registrou crescimento de 13% no lucro líquido no 3º trimestre de 2024, na comparação com mesmo período de 2023. O bom desempenho do Seguro Prestamista contribuiu nos resultados: o produto avançou 16,4% no mesmo intervalo.
Dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi) confirmam a expansão do seguro prestamista no país. De janeiro a agosto de 2024, os seguros de pessoas arrecadaram R$ 47,5 bilhões em prêmios, um crescimento de 18,1% quando comparado ao mesmo intervalo do ano anterior. No mesmo período, o prestamista cresceu 21,8%.