Youse Seguros faz análise dos serviços mais escolhidos pelos contratantes do Seguro Residencial e explica obrigações da Lei do Inquilinato
O Seguro Residencial vive um momento positivo no mercado brasileiro. Números divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e pela Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) revelaram um aumento significativo deste serviço não só em 2023, como também nos últimos seis anos. Em uma análise mais específica, a Youse Seguros, 1ª seguradora digital do país, levantou dados sobre as assistências e coberturas mais contratadas pelos segurados.
Os dados divulgados pela FenSeg apontaram um aumento significativo de 25% no Índice de Penetração (IP) do Seguro Residencial no país entre os anos de 2017 e 2021. A Susep também apresentou dados de crescimento sobre o serviço. Durante os primeiros cinco meses do ano, houve uma arrecadação de R$ 2,6 bilhões, o que correspondeu a um aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2022. Além disso, de acordo com a mais recente estimativa da Susep, o seguro habitacional em questão contribuiu com 5,4% da arrecadação total proveniente de diversos tipos de seguros comercializados no país no mês de maio.
No que diz respeito às coberturas, Incêndio, Queda de Raio e Explosão são obrigatórios e estão presentes em todas as apólices. Os dados revelam que, entre as coberturas não obrigatórias, o item de maior destaque é o de danos elétricos, presente em 60,3% das apólices analisadas. Em seguida, aparecem Danos a Terceiros (57,6%) e Furto, Extorsão e Roubo de Bens (56,1%).
Entre as assistências, destacam-se o Residencial Básico que inclui chaveiro, encanador, eletricista e vidraceiro, presente em 96,5% das apólices, seguido pela Assistência Elétrica (78,1%) e Assistência Garagem (9,8%). Além disso, a inspeção de cuidados para crianças também vem ganhando relevância, mesmo que em menor proporção.
“O crescimento expressivo do Seguro Residencial no Brasil reflete a crescente conscientização dos brasileiros sobre a importância de proteger seus lares contra imprevistos e eventos indesejados. O Seguro Residencial tem o objetivo de minimizar os custos que você teria para se recuperar dos problemas que sua casa pode ter e é o melhor instrumento de proteção financeira que existe”, afirma Nícolas Ferrara, gerente de produtos da Youse.
“Na Youse, estamos comprometidos em oferecer soluções personalizadas que atendam às necessidades específicas de cada cliente, fornecendo assistências e coberturas que garantam tranquilidade e segurança”, completa.
Seguro Residencial e a Lei do Inquilinato
Uma dúvida frequente em relação ao produto é em relação à Lei do Inquilinato. Embora a lei não exija a contratação do seguro, recomenda-se fortemente essa proteção para proprietários e inquilinos. Paula Barretto Hartmann, advogada do Departamento jurídico da Youse, explica a relação entre o Seguro Residencial e a lei.
“A Lei do Inquilinato estabelece, no Artigo 22, que o locador é responsável pelo pagamento dos impostos, taxas e do prêmio de seguro complementar contra fogo, a menos que haja uma disposição expressa em contrário no contrato. Embora a lei não torne obrigatória a contratação do Seguro Residencial, é comum encontrar cláusulas contratuais que exigem essa proteção como requisito para a efetivação da locação”, afirma Paula.
“Ao destacar as obrigações das partes envolvidas, conforme descrito nos Artigos 22 e 23 da Lei do Inquilinato, é possível ressaltar como o Seguro Residencial pode contribuir para o cumprimento dessas responsabilidades. Por exemplo, o Artigo 23 estabelece que o locatário deve informar imediatamente o locador sobre danos ou defeitos no imóvel, além de reparar eventuais danos causados durante a locação. Nesse sentido, o Seguro Residencial pode auxiliar o locatário a cumprir essas obrigações, oferecendo suporte financeiro para reparos e garantindo a tranquilidade do proprietário”, finaliza.
A contratação do Seguro Residencial traz benefícios tanto para o locador quanto para o locatário. Além de proteger o patrimônio do proprietário, o seguro oferece garantias e assistências importantes para o inquilino, auxiliando-o no cumprimento de suas obrigações e proporcionando tranquilidade em sua moradia.