Regina Lacerda, CEO da Rainha Seguros, alerta para importância da proteção oferecida pelos Seguros Empresariais
O cenário complexo e imprevisível do mundo corporativo reforça ainda mais a importância dos diversos tipos de Seguros Empresariais. Quem faz o alerta é a Corretora de Seguros Regina Lacerda, CEO da Rainha Seguros. “Os Seguros Empresariais são necessários porque protegem o empresário contra diversos riscos ao seu patrimônio, como perdas financeiras ou despesas imprevisíveis, que podem ser enormes e até inviabilizar a continuidade do negócio. As diversas modalidades deste segmento podem garantir, ainda, proteção para colaboradores e até mesmo clientes, através do Seguro de Responsabilidade Civil”, comenta a executiva.
Empresas de todos os tamanhos precisam dos Seguros Empresariais
Com riscos inerentes às operações comerciais e incertezas econômicas constantes, a adoção de um programa abrangente de seguros empresariais tornou-se uma necessidade para empresas de todos os tamanhos e setores. “Toda empresa precisa proteção patrimonial, qualquer que seja seu tamanho. Obviamente, quanto maior a empresa, mais riscos ela tem. Se a pessoa for um microempreendedor por exemplo, precisa do seguro porque um sinistro de incêndio pode fazê-lo perder todo patrimônio e inviabilizar para sempre o seu negócio. Empresas de médio porte já oferecem riscos mais abrangentes. Pode-se ter roubo ou furto de materiais ou mercadorias, danos de responsabilidade civil, entre outros. O ramo de atividade da empresa também influencia. Se a empresa for um escritório ou consultório, o risco de incêndio é menor. Mas se falarmos em atividades como papelaria, loja de móveis, colchões, restaurantes e indústrias de diversos segmentos, estaremos falando em riscos mais acentuados”, observa Regina ao analisar os pontos que mais impactam na precificação dos seguros.
Diferentes tipos de soluções
Além disso, existem diferentes tipos de Seguros Empresariais disponíveis no mercado. Neste sentido, Regina Lacerda evidencia que são muitos os riscos que podem afetar a operação de uma empresa. “Os riscos de uma empresa são muitos: incêndios, por exemplo, são muito comuns em aparelhos de ar condicionado, no-breaks, estabilizadores e até tomadas, além de fogo acidental. Problemas hidráulicos, vazamentos, quebra de vidros também são frequentes. É preciso, também, levar em consideração que o maior patrimônio de uma empresa são seus colaboradores. Eles podem fazer parte de uma apólice empresarial de vida, por exemplo. Muitas companhias oferecem um seguro chamado capital global, excelente para pequenas empresas cobrirem sócios e funcionários de forma prática, sem ter que enviar relação de pessoas ou informar demissão ou contratação. Esses seguros também oferecem a assistência funeral e até o pagamento das verbas rescisórias para baixa da CTPS caso o empregado faleça”, revela.
Importância da proteção empresarial
A CEO da Rainha Seguros exemplifica a importância deste tipo de proteção através de um caso recente acompanhado pela empresa de corretagem. “Certa vez um condomínio comercial segurado em nossa corretora pegou fogo, danificando parte de seus andares. O edifício tinha seguro das áreas comuns, porém não das unidades individuais. Uma das salas era de um dentista, que havia acabado de reformá-la com equipamentos modernos. O dentista havia feito um empréstimo no banco para a reforma. No entanto, não pensou no seguro e, no momento do incêndio, foi triste ver aquela pessoa desolada, tendo perdido tudo e ainda ficado com uma dívida bancária para pagar”, compartilha.
Principais características dos Seguros Empresariais
Seguros empresariais, em geral, têm custo bem acessível, conforme menciona Regina Lacerda. “Os custos variam de acordo com a atividade, o risco do local e as importâncias seguradas. Há coberturas incríveis em um seguro empresarial: incêndio, danos elétricos, roubo ou furto, vendaval, alagamento, desmoronamento, vazamento de tubulação, lucros cessantes, entre outros”, reitera. “Uma empresa também pode oferecer a seus colaboradores a proteção de um plano de saúde e odontológico. Este último com custo muito reduzido, geram benefício efetivo aos colaboradores uma vez que a saúde bucal é um cuidado dos mais importantes”, complementa.
Todavia, também é possível garantir a tranquilidade para estagiários e até mesmo contra a interrupção das atividades. “Se a empresa tiver estagiários, poderá contratar, a custo muito baixo, cobertura para acidentes pessoais e ter a tranquilidade de proteger a vida daquele colaborador. Importante considerar os lucros cessantes: em caso de incêndio por exemplo, se a empresa tiver que fechar as portas para uma reforma, o seguro poderá indenizar todas as despesas daquele período em que a empresa parou de receber receita”, diz. Em complemento, Regina reforça a importância das coberturas de Responsabilidade Civil. “Outra característica importante do seguro empresarial é que, em uma mesma apólice é possível contratar cobertura para danos de Responsabilidade Civil, ou seja, quando a atividade da empresa gera danos a um cliente. Assim, em caso de imprevistos como a queda de um cliente dentro do estabelecimento, por exemplo, pode ser indenizado pelo seguro”, afirma.
Dicas antes de contratar
Regina Lacerda também lembra, no geral, todo seguro tem algum tipo de franquia. “No empresarial, algumas coberturas oferecidas podem ou não ter franquia. Esse é um valor que o cliente paga, em caso de sinistro, referente à sua participação no dano. Já é previamente estipulada na apólice. Portanto, é possível saber no momento da contratação, quanto se terá que pagar em caso de utilização daquela cobertura. Isso faz com que o empresário possa se prevenir, guardando aquele valor para que seja utilizado se houver necessidade”, apresenta.
Outro ponto citado pela corretora é que as indenizações dos seguros estão cada dia mais rápidas. “Fazendo a vistoria, apresentando a documentação solicitada pela seguradora e tendo a cobertura contratada, é possível receber até em 7 dias. Isso é fantástico porque dá ao empresário condição de retomar mais rapidamente sua atividade”, projeta.
Contudo, a especialista lembra que pequenos imprevistos podem acontecer no dia a dia. “Desde perder uma chave, a lâmpadas queimadas e torneiras com vazamento. O seguro empresarial oferece uma assistência 24h incrível, com acionamento 24hs, para que o empresário não se aborreça com esses problemas e ainda possa ter pessoas de confiança para consertá-los”, conta. “Cada dia mais os seguros estão adaptados às nossas necessidades. Isso representa cuidado por parte da seguradora e maior tranquilidade para o cliente”, finaliza a também Presidente do Clube das Executivas de Seguros de Brasília (CESB).