Novo presidente do CVG-RJ, Edson Calheiros, é um dos grandes incentivadores dessa forma de inclusão da população de baixa renda no mercado de seguros; Executivo também preside a Associação Nacional das Microsseguradoras e Seguros Inclusivos
Em reportagem da jornalista Letycia Cardoso, publicada no Jornal O Globo na edição de 17 de julho de 2023, com chamada de capa, vários notáveis do mercado de seguros, entre eles, Edson Calheiros, traçam o perfil do consumidor do chamado seguro inclusivo, que com prestação mais baixa e cobertura customizada, tem atraído, principalmente, a população de baixa renda e os microempreendedores individuais (MEIs). São produtos que cobrem desde os custos de funeral até a quitação de dívidas em caso de desemprego. E que ganharam mais flexibilidade como a vigência mensal, onde o consumidor paga por mês pela proteção e caso desista, interrompe o pagamento sem ônus, encerrando o contrato. Além disso, entidades do setor tem investido na cultura da prevenção.
Em sua entrevista, Edson Calheiros, presidente do Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro (CVG-RJ), da Associação Nacional das Microsseguradoras e Seguros Inclusivos, e CEO da OXXY Seguradora, especializada em Seguros Inclusivos, conta que apólices coletivas feitas por entidades, como sindicatos e associações, são outras formas de atingir o consumidor. “As seguradoras têm tentado ampliar a presença nas redes sociais para chegar ao consumidor individual. Conseguimos distribuir o seguro pelo celular. Basta mandar o link pelo WhatsApp, e a pessoa faz a compra sozinha. Hoje, grande parte da população economicamente ativa tem um smartphone”, diz.