Europ Assistance Brasil

Seguros marítimos crescem 8,3% em todo o mundo

Seguros marítimos crescem 8,3% em todo o mundo / Foto: Tom Fisk / Pexels
Foto: Tom Fisk / Pexels

Crescimento está relacionado à retomada do comércio mundial pós-pandemia e à redução da capacidade do mercado

A União Internacional de Seguros Marítimos (IUMI) indicou uma tendência positiva no mercado de seguros marítimos, registrando um aumento de 8,3% na base de prêmios globais para 2022. As informações foram divulgadas pelo Gcaptain.

O crescimento está relacionado à retomada do comércio mundial pós-pandemia e à redução da capacidade do mercado. No entanto, a sustentabilidade é incerta, sendo essencial monitorar fatores como tendências de sinistros, atividade de navios, impacto de catástrofes naturais, uso de tecnologia e custos de reparo. Incêndios continuam sendo uma preocupação.

Segundo o relatório da IUMI, todas as linhas de negócio experimentaram um aumento na base de prêmios globais em 2022, totalizando US$ 35,8 bilhões, crescimento de 8,3% em relação ao ano anterior. A renda global foi distribuída entre as regiões, com Europa representando 47,7%, Ásia/Pacífico 28,4%, América Latina 10,3%, América do Norte 8,5% e outras regiões 5,1%.

Em termos de linha de negócios, transporte/carga teve a maior participação com 57,3%, seguido por casco global com 23,4%, energia offshore com 11,5% e responsabilidade marítima (excluindo P&I coberto pelos clubes IG) com 7,7%.

“Os subscritores marítimos sofreram retornos baixos por vários anos, mas desde 2020 começaram a melhorar. 2021 e, em particular, 2022 mostraram um crescimento relativamente forte em todas as linhas de negócio. Isso, juntamente com um impacto benigno de sinistros, resultou em um desempenho muito melhor em termos de índices de sinistralidade, especialmente para casco e carga”, declarou Astrid Seltmann, Vice-Presidente do Comitê de Fatos e Números da IUMI.

Setor de Energia Offshore

Os prêmios globais no mercado de energia offshore aumentaram 7,3% em 2022, após uma redução contínua em 2019. São influenciados pelos preços do petróleo, que estiveram em alta, mas se espera uma queda em 2023, impactando possivelmente os retornos dos seguradores.

Setor de Cargas

Os prêmios de seguro de carga cresceram 8,3% em 2022, com aumento em todas as regiões, exceto Ásia/Pacífico. Oscilações cambiais e localização dos contratos podem ter influenciado essa performance.

Setor de Casco Oceânico

Os prêmios globais para o setor de casco oceânico aumentaram 5,7% em 2022, atingindo US$ 8,4 bilhões. Exceto pela América Latina, todas as regiões cresceram. Os países nórdicos tiveram um aumento significativo, talvez pelo envolvimento em coberturas de risco de guerra.

Os desafios para os subscritores de casco ainda incluem incêndios em navios, alterações climáticas e tensões políticas.

“A análise de 2022 indica um crescimento positivo, o que é uma boa notícia após um período prolongado de baixos retornos. A inflação caiu um pouco, mas as taxas de juros permanecem altas. Contudo, a confiança do consumidor está se recuperando lentamente, o que deve ajudar no comércio de contêineres”, comentou Jun Lin, Presidente do Comitê de Fatos e Números da IUMI. “Porém, não devemos perder de vista os desafios futuros que possivelmente trarão incertezas para todos os nossos segmentos de negócios”, finalizou.

Total
0
Shares
Anterior
O impacto da IA na atração e fidelização de participantes dos fundos de pensão
Foto: Tima Miroshnichenko/ Pexels

O impacto da IA na atração e fidelização de participantes dos fundos de pensão

Confira artigo de Alexandre Teixeira, sócio e CEO da uFund

Próximo
AM Best revisa perspectiva do seguro residencial dos EUA para negativa
AM Best revisa perspectiva do seguro residencial dos EUA para negativa / Foto: Kindel Media / Pexels

AM Best revisa perspectiva do seguro residencial dos EUA para negativa

Capitalização das seguradoras residenciais dos EUA, ajustada ao risco, mantém-se

Veja também