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Seguros nos bastidores do cinema: A proteção por trás do Globo de Ouro de Fernanda Torres

Seguros nos bastidores do cinema: A proteção por trás do Globo de Ouro de Fernanda Torres / Foto: Freepik
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Cada cena filmada, cada equipamento posicionado e cada profissional em ação representam não apenas uma peça do quebra-cabeça criativo, mas também um possível ponto de vulnerabilidade financeira

A vitória histórica de Fernanda Torres no Globo de Ouro como Melhor Atriz é muito mais do que um marco para o cinema brasileiro – é um símbolo do talento nacional ganhando o devido reconhecimento global. A atuação da atriz no filme “Ainda Estou Aqui”, que já ultrapassou a marca de 3 milhões de espectadores, não apenas emocionou plateias mundo afora, mas também acendeu os holofotes sobre um universo pouco visto: os bastidores da segurança e proteção no setor audiovisual, conforme destaca a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) em publicação.

Câmera, ação e… risco: O custo do cinema de alto nível

Produções cinematográficas de grande porte, como “Ainda Estou Aqui” (orçamento de mais de R$ 8 milhões) e a aguardada série “Torto Arado” (avaliada em mais de R$ 60 milhões), envolvem não apenas criatividade e talento, mas também altos investimentos e riscos significativos.

Cada cena filmada, cada equipamento posicionado e cada profissional em ação representam não apenas uma peça do quebra-cabeça criativo, mas também um possível ponto de vulnerabilidade financeira. É aí que entram os seguros especializados para produções cinematográficas, que funcionam como uma rede de proteção invisível, mas essencial.

Seguros no set: Um protagonista invisível

No universo cinematográfico, imprevistos podem transformar um dia de filmagem perfeito em um pesadelo logístico e financeiro. Os seguros para produções audiovisuais oferecem cobertura para:

  • Danos a equipamentos e cenários: câmeras, iluminação, figurinos e até locações estão protegidos contra acidentes e avarias.
  • Lesões durante as filmagens: qualquer incidente que envolva atores, equipe técnica ou figurantes está coberto por apólices específicas.
  • Interrupções climáticas: tempestades, alagamentos ou condições adversas que impeçam a continuidade das filmagens têm impacto minimizado com cobertura adequada.
  • Problemas logísticos: transporte de equipamentos e figurinos entre locações recebe proteção contra perdas e danos.

Essas apólices permitem que produções gigantes, muitas vezes com centenas de profissionais envolvidos, sigam adiante mesmo diante de contratempos inesperados.

Investir em proteção é investir no futuro do cinema brasileiro

Além de reduzir riscos e proteger investimentos milionários, o seguro para produções cinematográficas transmite segurança aos investidores, que passam a enxergar o setor como um campo confiável para alocar recursos. Em um mercado global que movimenta bilhões de dólares anualmente, essa confiança é essencial para a sustentabilidade da indústria.

A vitória de Fernanda Torres não é apenas uma consagração individual, mas um reflexo do potencial do Brasil em brilhar nos mais prestigiosos palcos mundiais. Por trás de cada prêmio, há uma complexa engrenagem que une talento, planejamento e segurança.

Investir em seguros especializados para o setor audiovisual é mais do que proteger equipamentos e contratos – é garantir que histórias como “Ainda Estou Aqui” sejam contadas, assistidas e premiadas. Afinal, no cinema, tão importante quanto o que está na tela é o que acontece longe dos holofotes.

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