Bradesco Seguros

Seguros para indústrias: MGAs são a chave para o bom funcionamento

Confira artigo de Fernando Martinez, CEO da Beyond Seguros

O setor industrial é fundamental para a economia, mas, graças à sua extensão, também está sujeito a diversos riscos, como incêndios, danos à propriedade e responsabilidade civil. Para garantir a continuidade dos negócios e proteger ativos, a contratação de seguros se torna uma prioridade. Neste contexto, o modelo de seguros Managing General Agent (MGA) tem ganhado destaque ao oferecer soluções personalizadas que atendem às necessidades do segmento.

Segundo o Instituto Sprinkler Brasil, em setembro de 2023, o número de incêndios estruturais em indústrias aumentou 5,6% em comparação com os períodos anteriores. Levantamentos da mesma organização apontam que, entre 2020 e 2021, o número de ocorrências na área saltou 27%, reforçando o fato de que o mercado industrial está exposto a ocorrências capazes de impactar as operações.

O modelo MGA permite que a empresa, autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), atue como representante de seguradoras. Essa corporação é capaz de criar produtos customizados para atender mercados característicos, como o industrial. Com esse formato, as indústrias conseguem acessar seguros feitos sob medida para os principais riscos.

Diferente das estratégias convencionais, o MGA oferece coberturas mais específicas, como quebra de equipamentos, lucros cessantes e responsabilidade civil de produtos. Essas soluções vão além das proteções básicas e ajudam a garantir a saúde financeira do negócio em momentos críticos.

Uma das grandes vantagens do formato MGA é, portanto, a capacidade de criar soluções ágeis e inovadoras, com base em um profundo conhecimento da área. Com equipes especializadas em análise de riscos, esses agentes desenvolvem projetos que acompanham as necessidades e mudanças do mercado, oferecendo uma proteção mais eficiente.

As MGAs funcionam como um elo entre as indústrias e as seguradoras, trazendo benefícios para ambas as pontas. As seguradoras podem expandir a atuação em nichos de mercado sem precisar criar estruturas internas e, em paralelo, as indústrias obtêm produtos personalizados e serviços direcionados que, por consequência, oferecem melhores resultados.

Proteger os recursos de uma empresa industrial é decisivo para reforçar a resiliência diante de desafios. A estrutura MGA é resultado do surgimento de alternativas inovadoras, que podem manter a eficiência das companhias no caso de coberturas específicas. É um momento de transformação do mercado e, finalmente, implementando essa solução, as indústrias podem operar com a certeza de que não terão o funcionamento interrompido.

Total
0
Shares
Anterior
5 tendências do mercado de seguros para os próximos anos
Plantão Técnico das Comissões do Sincor-SP está com inscrições abertas para todos os corretores de seguros / Foto: Pixabay

5 tendências do mercado de seguros para os próximos anos

Setor fecha primeiro semestre de 2024 com crescimento de 15,3% no Brasil,

Próximo
Simplificação, agilidade e inovação: Generali explica como aumentou a fidelização de clientes
Alexandre Muniz, Diretor de Tecnologia e Operações da Generali / Foto: Divulgação

Simplificação, agilidade e inovação: Generali explica como aumentou a fidelização de clientes

Diretor de Tecnologia e Operações da empresa, Alexandre Muniz, participou de

Veja também