Seca provoca impactos que vão desde o abastecimento de água ao aumento dos episódios de incêndios e a incidência de problemas de saúde
A secura extrema e as altas temperaturas que atingem boa parte do Brasil são as mais intensas da história do País, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Os impactos reacendem o alerta para a ocorrência mais frequente de eventos climáticos extremos. A seca provoca impactos que vão desde o abastecimento de água ao aumento dos episódios de incêndios e a incidência de problemas de saúde.
Eventos extremos desse tipo geram também prejuízos financeiros e um aliado para limitar os estragos pode ser a contratação de um seguro. Um levantamento da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) identificou que as indenizações em razão da tragédia causada pelas chuvas históricas no Rio Grande do Sul já totalizavam mais de R$ 1,6 bilhão um mês após a tragédia.
Alessandra Monteiro, Diretora Técnica da Corretora de Seguros Bancorbrás, ressalta que as diversas opções de seguros são aliadas para o novo cenário mundial. “A proteção oferecida por um seguro é uma forma de garantir dias mais tranquilos, a partir desses produtos que oferecem um aporte financeiro na ocorrência de sinistros – que tendem a aumentar com a alta eventos climáticos extremos”, comenta.
Na Corretora de Seguros Bancorbrás, as coberturas podem reduzir a lista de preocupações. “Mesmo que não haja previsão de acontecer, sabemos que o risco existe. Por isso, é o investimento de futuro mais barato que existe”, afirma a diretora. Além disso, acrescenta Alessandra, os clientes têm a possibilidade de personalizar a apólice de acordo com as necessidades de cada família. “Nossa missão, como empresa, é oferecer comodidade, tranquilidade e segurança para nossos clientes. Esses sentimentos permitem que os clientes deitem a cabeça no travesseiro com sossego e serenidade”, diz.