Seguros SURA Brasil é a única seguradora brasileira premiada no Financial Innovators Awards 2026

Mariano Chiavetti/ Foto: Divulgação
Mariano Chiavetti/ Foto: Divulgação

Reconhecimento internacional valida a estratégia de inovação e a criação de nova vice-presidência de Tecnologia & Operações para acelerar a transformação digital

A Seguros SURA Brasil, especialista em gestão de tendências e riscos, foi premiada no “Financial Innovators Awards 2026”, organizado pela Fintech Americas, na categoria Transformação Digital. A empresa é a única brasileira do setor de Seguros reconhecida nesta edição, um marco que coincide com a consolidação de uma nova estrutura executiva: a criação da vice-presidência de Tecnologia & Operações, unificando Tecnologia, Sinistros, Operações e Assistência sob a liderança de Mariano Chiavetti.

O prêmio celebra a inovação e o impacto de empresas e executivos no setor financeiro em todo o continente americano e terá sua cerimônia de entrega no dia 24 de março de 2026, em Miami, durante a Conferência Fintech Americas Miami 2026. Além da SURA, apenas mais duas empresas brasileiras foram agraciadas, ambas do setor bancário.

O reconhecimento é reflexo do Programa Transformação, que visa a reestruturação da companhia em cinco anos (2024-2028) com uma operação digital robusta, baseada em um novo core tecnológico em nuvem e processos integralmente digitais, orientados à experiência de corretores e clientes. “Estamos no caminho certo, integrando tecnologia e cultura para nos preparar para o futuro do setor. Desenvolvemos uma operação digital robusta, com processos 100% digitais e foco na experiência de quem trabalha conosco”, declara Chiavetti.

Entre as principais entregas do programa, destacam-se: o novo portal para corretores, que centraliza cotação, emissão, endosso, renovação, sinistros e cobranças, automatizando tarefas e ampliando a autonomia dos profissionais; a adoção completa do core de seguros Guidewire — um diferencial importante, pois a SURA é a primeira seguradora nacional a implementá-lo de ponta a ponta —, permitindo configurar ofertas sem depender da área de TI; e um hub de integração com APIs abertas para Open Insurance, que facilita parcerias e posiciona a companhia na vanguarda do tema na região.

A criação da vice-presidência de Tecnologia & Operações, em novembro de 2025, integrou áreas sob uma governança unificada para ganhar agilidade, clareza e propósito. Essa reestruturação vai permitir ao setor de Operações deixar de ser apenas um executor e participar ativamente do desenho e da melhoria contínua dos fluxos; à área de Sinistros conectar-se diretamente à Experiência do Cliente, acessando mais informações, ganhando independência e reduzindo retrabalho; e ao setor de Assistência, por meio de jornadas compartilhadas entre os times, elevar a celeridade e a qualidade de resposta.

“Para mim, esta mudança é sobre unir o que sempre fez sentido na minha carreira: conectar pessoas, processos e tecnologia para criar soluções de impacto para quem confia na SURA. Integrar essas áreas nos dá força para agir com mais velocidade e transformar desafios em oportunidades, fazendo o básico muito bem-feito e levando inovação até a ponta, onde ela faz diferença real”, completa Chiavetti.

A SURA registrou crescimento de 21% em 2024, superando a média e as previsões do setor. A companhia opera com uma estratégia cobrindo toda a cadeia de valor, da vivência do corretor à otimização operacional, ponderando efeitos financeiros, sociais e ambientais.

Total
0
Shares
Anterior
Investir com pouco dinheiro: mitos e verdades sobre começar com R$ 100
Lucas Sharau, planejador financeiro CFP® e sócio da iHUB Investimentos/ Foto: Divulgação

Investir com pouco dinheiro: mitos e verdades sobre começar com R$ 100

Especialista orienta que investir com pouco é possível, mas exige planejamento,

Próximo
Copart amplia experiência no Salão do Automóvel com venda direta de ícones de luxo da Porsche, Audi e Chevrolet
Foto por: Sara Kurfeß/ Unsplash Images

Copart amplia experiência no Salão do Automóvel com venda direta de ícones de luxo da Porsche, Audi e Chevrolet

Visitantes poderão adquirir veículos premium sem a necessidade de lances, com

Veja também