Evento acontece no dia 14 de junho, sexta-feira, na Boca Maldita (próximo à Rua XV), em Curitiba (PR); haverá distribuição de brindes e serviços básicos de saúde
Quem passar pelo bairro curitibano Boca Maldita, próximo à Rua XV de novembro, nesta sexta-feira, dia 14 de junho, vai poder participar de uma ação organizada pela Select Operadora de Saúde.
Recém-chegada à capital paranaense, a Select vai celebrar o dia do Doador de Sangue a fim de incentivar as pessoas a doarem diretamente no Hemepar – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde.
“Vamos levar para a Rua XV um estande informativo sobre doação de Sangue, além de orientações gerais sobre saúde. Quem realizar no local o pré-cadastro para fazer a doação de sangue diretamente no Hemepar, vai ganhar um brinde e vai poder pintar quatro corações em nosso painel, uma vez que cada doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas. Com o passar do dia, a ideia é que esse painel esteja completo para podermos mostrar quantas vidas puderam ser salvas em um único dia”, destaca o gerente de marketing da Select, Maicon Arrais.
O evento acontece das 8h às 17h e no local haverá dois computadores para que as pessoas que passarem por lá possam fazer seu agendamento de doação diretamente no sistema do Hemepar.
De acordo com a diretora do Hemepar, Vívian Patrícia Raksa, o órgão procura, por meio de ações como essa, reforçar e incentivar a doação de sangue. “O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. Esse trabalho só é possível por conta de uma matéria-prima insubstituível, que é o sangue. A doação de sangue é feita de maneira voluntária e pode salvar até quatro vidas, pois com uma bolsa de 450ml, é possível a produção de quatro tipos de hemocomponentes: plasma, concentrado de hemácias, plaquetas e crioprecipitado”, destaca.
O Hemepar é uma entidade sem fins lucrativos e atende a demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários.
“Estamos entusiasmados em contribuir com uma iniciativa tão nobre, que é a doação de sangue. Esperamos que isso possa conscientizar mais e mais pessoas e aumentar o estoque do Hemepar para que muitas vidas possam ser salvas”, conclui Arrais.
Serviço
O quê? Evento sobre a conscientização de doação de sangue
Quando? Dia 14 de junho, sexta-feira, das 8h às 17h
Onde? Boca Maldita – Av. Luiz Xavier, 34-68 – Centro