Europ Assistance Brasil

Sem perrengue chique: saiba como evitar transtornos em uma viagem internacional

Sem perrengue chique: saiba como evitar transtornos em uma viagem internacional / Foto: American Green Travel / Unsplash Images
Foto: American Green Travel / Unsplash Images

Extravio de bagagem está entre as ocorrências mais comuns durante uma viagem internacional

Passagem de avião comprada e malas feitas. Programar uma temporada fora do país não é um bicho de sete cabeças, mas existem cuidados que são fundamentais para que o turista de primeiro embarque esteja protegido e minimizem os transtornos em caso de imprevistos.

Dados da SITA, empresa especializada em tecnologia para a indústria de transporte aéreo, evidenciam a importância do seguro viagem: em todo o mundo, mais de 25 milhões de bagagens são extraviadas. Desse montante, 71% chegam atrasadas, 23% acabam danificadas e 6% são perdidas ou roubadas.

“O seguro viagem é uma poderosa ferramenta para amenizar os contratempos que bagagens extraviadas podem causar. Mas, é importante estar atento a cobertura que o seu seguro oferece, para que você tenha o apoio necessário até que a companhia aérea, responsável pelas bagagens, resolva a ocorrência”, afirma o gerente de Seguro de Vida e Viagem da Omint Seguros, Tiago Godinho.

Coberturas para extravio de bagagem

Na Omint, por exemplo, o seguro viagem oferece a cobertura de Compensação por Demora na Localização da Bagagem, que concede recursos iniciais após as primeiras 24 horas, com objetivo de suprir as necessidades imediatas. Para isso, é necessário enviar a declaração original da companhia aérea comprovando o extravio.

Em situações de extravio permanente, roubo ou furto qualificado de bagagem, o capital segurado pode chegar a R$ 4.750,00. “Neste caso, o segurado recebe integralmente o valor da cobertura contratada no seguro viagem e ela não está associada com o valor a ser ressarcido pela companhia aérea”, afirma Godinho.

Aquecimento do turismo

2022 foi um período intenso de recuperação para o turismo: dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) mostram que o seguro viagem movimentou R$ 901,22 milhões em prêmios recebidos, 166,70% a mais que em 2021.

“O setor de serviços, ao qual o turismo está atrelado, colaborou para a alta do PIB em 2022 após a retomada das atividades que permaneceram em hiato durante a pandemia, de acordo com o IBGE. Após esse reaquecimento, 2023 tem potencial para ultrapassar os números pré-pandemia seja para viagens turísticas ou corporativas”, conclui Godinho.

É possível realizar uma simulação de valores para um seguro viagem internacional pelo site da Omint, em omint.com.br/seguro-viagem/cotacao/.

Total
0
Shares
Anterior
Grupo Bradesco Seguros marca presença nas principais feiras de agronegócio do País
Grupo Bradesco Seguros marca presença nas principais feiras de agronegócio do País / Foto: Jakob Rosen / Unsplash Images

Grupo Bradesco Seguros marca presença nas principais feiras de agronegócio do País

Eventos foram selecionados e alinhados aos objetivos do Grupo de estar cada vez

Próximo
Icatu celebra vencedores do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga em experiência exclusiva em Barcelona
Icatu celebra vencedores do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga em experiência exclusiva em Barcelona / Divulgação

Icatu celebra vencedores do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga em experiência exclusiva em Barcelona

Promovido anualmente pela seguradora, campanha nacional é o principal incentivo

Veja também