Europ Assistance Brasil

Semana do Dia dos Namorados registrou alta de 3,1% na atividade do comércio

Black Friday 2023: Shein ocupa liderança entre os sites com maior intenção de compra, mostra pesquisa / Foto: Keagan Henman / Unsplash Images
Foto: Keagan Henman / Unsplash Images

Considerando apenas o final de semana da data comemorativa, o aumento foi de 0,8%

Os apaixonados gastaram mais no Dia dos Namorados deste ano, segundo dados do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. Na semana da data comemorativa (6 a 12 de junho de 2024), as vendas do varejo físico brasileiro tiveram alta de 3,1% em relação ao mesmo período de 2023. Confira no gráfico abaixo os dados dos últimos anos:

Divulgação
Divulgação

No final de semana do Dia dos Namorados (07 a 09 de junho de 2024), em comparação com 2023 (09 a 11 de junho 2023), a variação também foi positiva (0,8%). O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, avalia que “o aumento deste ano reflete um cenário econômico mais favorável. A retração da taxa de juros, a redução da inflação e a queda no desemprego deram aos casais mais fôlego e disposição para gastar, impulsionando o comércio e demonstrando uma recuperação significativa na confiança do consumidor”.

Considerando apenas as vendas do comércio físico na cidade de São Paulo, o indicador apresentou alta de 2,9% na semana do Dia dos Namorados (6 a 12/06/2024), em comparação com o igual intervalo de 2023, e de 1,8% no final de semana da data comemorativa (7 a 9/06/2024 x 09 a 11/06/2023). Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, acesse.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados. Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.

Total
0
Shares
Anterior
Punto investe em modalidades de pagamentos digitais e lança solução Pix com recebimento em qualquer banco
Cristiane Nogueira, diretora-geral da Punto / Foto: Divulgação

Punto investe em modalidades de pagamentos digitais e lança solução Pix com recebimento em qualquer banco

Maquininha de pagamentos da Edenred é a primeira do mercado a aceitar pagamentos

Próximo
Catarina Aviation Show: Alper anuncia crescimento de 36% no setor de seguros para aeronaves executivas
Catarina Aviation Show: Alper anuncia crescimento de 36% no setor de seguros para aeronaves executivas / Foto: Hello David Prado Perucha / Freepik

Catarina Aviation Show: Alper anuncia crescimento de 36% no setor de seguros para aeronaves executivas

Diretor de Aviation e Specialty da Alper Seguros aponta que a estabilidade

Veja também