Zurich no Brasil

SENAI-SP e USP lançam espaço para ampliar projetos de inovação com universidade e indústria

Foto por: AbsolutVision/ Unsplash Images
Foto por: AbsolutVision/ Unsplash Images

Espaço Inovação SENAI-SP USP fortalece a integração entre educação, pesquisa e setor produtivo por meio de iniciativas voltadas à aceleração de startups, atração de talentos e projetos de PD&I

O SENAI-SP e a Universidade de São Paulo (USP) inauguraram, nesta quarta-feira (16), o Espaço Inovação SENAI-SP USP, sediado no Centro de Inovação da USP (InovaUSP), na Cidade Universitária, em São Paulo. A iniciativa é resultado da Aliança Estratégica entre as duas instituições e marca um novo capítulo na integração entre o setor produtivo, a pesquisa acadêmica e a inovação tecnológica no estado de São Paulo.

Com cerca de 320 m² de área total, o novo ambiente foi concebido para fomentar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), promover o empreendedorismo e conectar talentos acadêmicos às demandas reais da indústria. O espaço reúne três frentes estratégicas do SENAI-SP: o UpLab, o programa Inova Talentos e o SENAI-SP Distrito Tecnológico, que atuarão de forma integrada no desenvolvimento de soluções para a indústria. Cada uma das iniciativas tem um papel complementar:

UpLab:

identifica e apoia startups com soluções voltadas aos desafios industriais, oferecendo mentorias, suporte em modelagem de negócios e oportunidades de desenvolvimento tecnológico por meio de chamadas específicas de aceleração.

Inova Talentos:

 viabiliza a contratação de bolsistas altamente qualificados para atuarem exclusivamente em projetos de inovação com indústrias. A presença na universidade facilita o acesso direto a talentos de excelência, alinhando formação e aplicação prática.

SENAI-SP Distrito Tecnológico:

atua em parceria com a USP na realização de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, com foco no desenvolvimento de soluções de alto impacto para a indústria. A iniciativa busca unir expertises para impulsionar a competitividade da indústria paulista por meio de projetos colaborativos de PD&I.

“O novo espaço de integração entre o SENAI-SP e a USP representa um avanço estratégico na conexão entre indústria e universidade, unindo inovação, pesquisa e formação de talentos”, afirmou Josué Gomes da Silva, presidente da FIESP e do SENAI-SP. “Para a indústria, essa aproximação com um dos principais centros de inovação da América Latina fortalece o desenvolvimento tecnológico e a competitividade. Este ambiente simboliza um compromisso concreto com o futuro da indústria paulista, apostando na pesquisa aplicada e na geração de soluções que impactam diretamente a sociedade.”

Para Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor da USP, “a criação deste espaço na USP é essencial para aproximar a universidade das demandas do mercado, unindo teoria e prática na formação dos alunos e preparando-os para contribuir com o desenvolvimento do país”. Segundo ele, o projeto resgata a proposta original do SENAI-SP de integrar academia e indústria. “Ao conectar jovens talentos com a inovação, o espaço fortalece a competitividade da indústria brasileira e estimula transformações concretas por meio da criatividade e do conhecimento gerado na universidade.”

“A presença do SENAI-SP na USP fortalece a conexão entre universidade e indústria, essencial para transformar conhecimento em soluções aplicáveis e ampliar o impacto da ciência na sociedade”, destacou Vahan Agopyan, secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação. “A parceria entre academia, setor produtivo e instituições é o caminho mais eficaz para gerar inovação relevante, construída junto de quem enfrenta os desafios reais.”

De acordo com Osvaldo Lahoz Maia, assessor da Diretoria Regional do SENAI-SP, “este é o primeiro espaço que integra, de forma inédita, aceleração de startups, desenvolvimento de projetos de inovação com a universidade e formação de talentos do SENAI-SP, em parceria com a USP”. Ele ressalta: “Esse ecossistema dinâmico aproxima, de maneira concreta, os mundos acadêmico e industrial e reforça o papel do SENAI-SP como agente de inovação e transformação da indústria brasileira.”

Inovação aplicada em ambiente colaborativo

A criação do novo espaço se apoia em uma base sólida de atuação do SENAI-SP em inovação. Atualmente, 70% das startups apoiadas em chamadas de desenvolvimento tecnológico da instituição tiveram suas origens no meio acadêmico. O ecossistema UpLab já reúne 16 startups com vínculo direto com a USP, e mais de 200 bolsistas da universidade participaram de projetos do programa Inova Talentos conduzidos pelo SENAI-SP. A instituição também integra o CPA-IA – Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial para a Indústria, que reúne FAPESP, USP, UNICAMP e UNESP na criação de soluções de IA para o setor produtivo.

O ambiente é voltado para startups, alunos e pesquisadores da USP, técnicos do SENAI-SP e empresas industriais. Além do coworking, o local está estruturado para receber mentorias, workshops, encontros de negócios e reuniões técnicas. Projetos desenvolvidos no local poderão contar ainda com a infraestrutura do SENAI-SP Distrito Tecnológico, em São Bernardo do Campo, para testes, ensaios, validações e desenvolvimento de soluções.

Com presença dentro da universidade, o SENAI-SP espera ampliar o número de projetos de inovação com a indústria, identificar talentos e pesquisadores com alto potencial, acelerar startups acadêmicas e fortalecer a integração entre educação, pesquisa e as demandas concretas do setor produtivo.

Total
0
Shares
Anterior
Programa A União Faz a Vida, da Fundação Sicredi, já impactou mais de 5 milhões de estudantes ao longo de 30 anos
Para Romeu Balzan, superintendente da Fundação Sicredi, o Programa A União Faz a Vida transforma comunidades por meio da cooperação e da educação Créditos: Divulgação/Sicredi

Programa A União Faz a Vida, da Fundação Sicredi, já impactou mais de 5 milhões de estudantes ao longo de 30 anos

Programa comemora três décadas de existência, com presença em 15 estados

Próximo
Dia do Amigo: O desafio de manter os vínculos reais na era digital
two people hugging each other in the dark

Dia do Amigo: O desafio de manter os vínculos reais na era digital

Coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Santa Marcelina aponta os

Veja também