Sancor Seguros

Sensedia expande testes do Pix por aproximação para Iniciadoras de Pagamento

Na terceira fase de liberação dos pagamentos via Pix, cidadão poderá pagar emissão de CNH e registro de veículo 0Km/ Foto: Freepik
Foto: Freepik

Após habilitar o ambiente para o Pix por aproximação em detentoras de contas, cujo uso entrou em vigor para a população geral no dia 28 de fevereiro, agora é a vez da Sensedia iniciar os testes para habilitar o Pix por aproximação também em ITPs

Consultora de confiança da Estrutura Inicial do Open Finance junto ao Banco Central e empresa global especializada no mercado de APIs e integrações, a Sensedia anuncia mais um passo no desenvolvimento da Jornada Sem Redirecionamento (JSR) no Brasil: a habilitação dos ambientes de testes para o Pix por aproximação agora também em Iniciadoras de Transação de Pagamentos (ITPs).

O objetivo do projeto é possibilitar que as ITPs viabilizem pagamentos via Pix no próprio ambiente onde uma compra está sendo realizada, como sites, e-commerces, aplicativos e marketplaces, sem a necessidade de redirecionamento para o aplicativo bancário do usuário por meio da atual função “copia e cola”.

“De acordo com cronograma do Banco Central do Brasil, o Pix por aproximação foi liberado para a população em geral no dia 28 de fevereiro deste ano. Portanto, após habilitarmos o ambiente para o Pix por aproximação em detentoras de contas, tanto obrigadas pela regulamentação quanto para voluntárias, neste momento estamos totalmente preparados para expandir esse projeto também para as ITPs”, explica Gabriela Santana, Product Manager da Sensedia.

Cabe ressaltar que as maiores instituições financeiras do país – ou seja, as que detêm 99% da quantidade total de transações de pagamentos realizadas com sucesso no âmbito do Open Finance – foram obrigadas pelo Bacen a seguir o cronograma para a adoção da JSR, se movendo para cumprir as metas estabelecidas até novembro de 2024. Para as demais, a obrigatoriedade começa a valer a partir de 2026.

“No caso das ITPs, não há obrigatoriedade de participar da JSR. Porém, do ponto de vista estratégico, quem não se habilitar arrisca ficar para trás, sobretudo, quando falamos na melhoria da experiência do cliente por meio da jornada de finalização do fluxo de pagamentos”, diz Gabriela.

Como irá funcionar

Na prática, o pagamento via Pix por aproximação pelas ITPs funcionará assim: o usuário dará consentimento à instituição bancária para vincular sua conta ao ambiente da ITP, definindo os limites que ele autoriza para transação.

As ITPs, por sua vez, habilitam as detentoras para que elas forneçam a conta do usuário, possibilitando o salvamento dos dados bancários e o uso do PIX por meio dessa associação. Lembrando que, a partir de 2026, todas as detentoras cadastradas vão ser uma opção para efetuar essa transação.

“Após conclusão deste processo, feito uma única vez, já é possível fazer o pagamento via PIX no próprio ambiente da ITP, por meio de uma autorização por biometria, reconhecimento facial ou senha, sem precisar de qualquer redirecionamento para o ambiente bancário”, complementa Gabriela.

Ainda segundo a especialista, esse processo segue os moldes do cadastro de cartões de crédito em sites de compras realizado atualmente.

“Ao habilitar a possibilidade de pagamento via ITPs dentro do meu e-commerce, app de delivery, app de transporte ou app de streaming, por exemplo, eu permito que o usuário faça o pagamento por Pix dentro do meu próprio ambiente. Portanto, quando você atua como uma ITP no Open Finance, você consegue viabilizar que os pagamentos sejam realizados de forma mais ágil e simplificada, sem deixar a segurança de lado”, ressalta.

Próximos passos: Pix automático para ITPs

A partir do dia 16 de junho de 2025, outra novidade prevista para entrar em vigor ao público geral é a opção do Pix automático, que equivale ao débito automático, porém, dentro do sistema Open Finance.

“Assim como o Pix por aproximação, o Pix automático também poderá ser ofertado pelas ITPs aos usuários que optarem por adotar esse modelo de pagamento em contas agendadas. Neste caso, além da simplicidade do processo, isso deverá impactar também na melhoria das ofertas e experiências dos clientes, visto que atualmente só é possível cadastrar débito automático nas maiores instituições bancárias do país”, conclui Gabriela.

Total
0
Shares
Anterior
Prudential do Brasil inicia oferta de seguro prestamista para cartão de crédito em parceria com o Mercado Pago
Luciana Amano, vice-presidente de Massificados da Prudential do Brasil / Foto: Rafael Fifito / Divulgação

Prudential do Brasil inicia oferta de seguro prestamista para cartão de crédito em parceria com o Mercado Pago

Seguradora lança produto para pagamento de dívidas do cartão em caso de perda de

Próximo
Bradesco Seguros aumenta Limite de Garantia do Seguro Empresarial para R$ 15 milhões
Leonardo Freitas, Diretor Comercial da Bradesco Seguros / Foto: Divulgação

Bradesco Seguros aumenta Limite de Garantia do Seguro Empresarial para R$ 15 milhões

Alteração no Limite Máximo de Garantia (LMG) já está em vigor

Veja também