Europ Assistance Brasil

Será a Inteligência Artificial capaz de transformar o acesso ao crédito para PMEs?

Anderson Pereira CEO da fintech Kapitale / Foto: Divulgação
Anderson Pereira CEO da fintech Kapitale / Foto: Divulgação

Kapitale desenvolveu uma plataforma robusta para solucionar a dor de 91% das MPMEs que lutam para ter acesso ao crédito.

Para as pequenas e médias empresas (PMEs), a implementação das tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) pode trazer inúmeros benefícios. Desde a simples tarefa de escrever um e-mail, construir documentos complexos, desenhar planejamentos de marketing ou analisar planilhas financeiras, os LLMs (Large Language Models) estão ganhando adeptos e usuários como nunca.

No entanto, estas tecnologias serão disruptivas o suficiente para transformar os negócios destes empreendedores? De acordo com Anderson Pereira, CEO da fintech Kapitale e especialista no tema, em sua tese “SME Lending – Asymmetries and Opportunities in the Brazilian Market”, a falta de acesso ao crédito é um obstáculo significativo para o crescimento e sustentabilidade das PMEs. A introdução da inteligência artificial (IA) no espaço de empréstimos para PMEs promete transformar essa realidade, abordando as raízes das lacunas financeiras.

A Kapitale desenvolveu uma plataforma robusta para solucionar a dor de 91% das MPMEs que lutam para ter acesso ao crédito. “O Brasil e a Argentina são os únicos países do mundo que encontrei em minha pesquisa onde uma venda de cartão de crédito demora mais de 30 dias para ser liquidada. Isso criou um mercado de antecipação de cartões crédito dominado por poucos players, que oferecem um crédito caro e pouco eficiente. A Kapitale nasceu para mudar isso”, diz o empresário.

Segundo seu estudo, os principais desafios para acesso ao crédito no segmento de pequenas e médias empresa são os seguintes:

  1. Assimetria de Informações: Os credores não possuem dados suficientes para avaliar com precisão o risco associado a uma PME específica.
  2. Burocracia e Regulação: Processos regulatórios complexos e demorados que dificultam o acesso ao crédito.
  3. Falta de Garantias: A incapacidade das PMEs de fornecer garantias reais exigidas pelos credores tradicionais.
  4. Custo de Servir: O alto custo operacional de processar e monitorar empréstimos para PMEs.
  5. Analfabetismo Financeiro: A falta de conhecimentos financeiros adequados entre os proprietários de PMEs, o que dificulta a navegação pelo processo de obtenção de crédito.

A inteligência artificial tem o potencial de mitigar muitos desses desafios, facilitando o acesso ao crédito para PMEs de maneira significativa. “As IAs já são utilizadas na indústria bancária há anos, onde os modelos de scoring são aperfeiçoados à medida que se identificam perfis de comportamento comuns, além de análise de dados não-tradicionais, como transações online e padrões de fluxo de caixa”, complementa Anderson.

Utilizando a big data e analytics, a IA pode analisar grandes volumes de dados para identificar padrões e avaliar a saúde financeira das PMEs com maior precisão. Isso ajuda a reduzir a assimetria de informações, permitindo que os credores tomem decisões mais assertivas e reduzam o risco de inadimplência.

Simplificação da burocracia

Plataformas digitais e ferramentas automatizadas como a Kapitale podem agilizar procedimentos burocráticos, tornando o processo de empréstimo mais rápido e eficiente. Anderson Pereira destaca: “A digitalização do processo de empréstimo, impulsionada pela IA, pode reduzir significativamente os custos e o tempo associados à obtenção de crédito. Na Kapitale, o cliente pode acessar todas as suas vendas do cartão e liberar acesso aos recursos no mesmo dia”

Soluções alternativas as garantias

A IA também permite a criação de novos modelos de crédito que não dependem exclusivamente de garantias reais. Na Kapitale, por exemplo, não são exigidas garantias reais, como imóveis ou veículos, mas as próprias vendas futuras dos clientes feitas em cartão são utilizadas como garantias para as transações na plataforma.

Redução do custo de serviço

Automatizando tarefas repetitivas e utilizando algoritmos de machine learning para monitorar e prever riscos, a IA pode reduzir significativamente os custos operacionais dos credores. Isso torna mais viável a concessão de empréstimos menores e diversificados, típicos das PMEs.

Educação financeira

Através de ferramentas educativas baseadas em IA, como assistentes virtuais e plataformas interativas, os proprietários de PMEs podem receber orientação personalizada e desenvolver suas habilidades financeiras, facilitando a navegação no complexo cenário financeiro.

A trajetória da Kapitale

A Kapitale, fundada em 2015 pelo empreendedor Anderson Pereira, foi aprimorada durante o seu mestrado no MIT (Massachusetts Institute of Technlogy), onde desenvolveu uma nova plataforma robusta para solucionar a dor de 91% das MPMEs que lutam para ter acesso ao crédito. A Kapitale exemplifica o impacto positivo que a IA pode ter no financiamento de PMEs. A empresa utiliza tecnologia de ponta para oferecer soluções financeiras acessíveis e eficientes, ajudando a fechar as lacunas descritas na tese de Pereira.

Em resumo, a inteligência artificial tem o potencial de transformar o espaço de empréstimos para PMEs no Brasil por meio da abordagem direta das lacunas financeiras e criando um ambiente mais inclusivo e acessível para essas empresas. O trabalho inovador da Kapitale é um exemplo concreto de como a tecnologia pode ser aplicada para impulsionar o crescimento e a sustentabilidade das PMEs, promovendo o desenvolvimento econômico do país.

Total
0
Shares
Anterior
O mercado de capitais está crescendo: Entenda o que isso significa para os investidores
Opea investe R$ 10 milhões em novo portal de soluções digitais de securitização / Foto: Wance Paleri / Unsplash Images

O mercado de capitais está crescendo: Entenda o que isso significa para os investidores

Além das ações, os investimentos em dívidas corporativas também registraram

Próximo
Pesquisa revela que cresce o número de tratamentos odontológicos preventivos no Brasil
Adesões a planos odontológicos batem recorde e somam 31 milhões de beneficiários no Brasil / Foto: Anna Shvets / Pexels

Pesquisa revela que cresce o número de tratamentos odontológicos preventivos no Brasil

Levantamento mostra que remineralização do esmalte dentário, consultas e

Veja também