Transmissões pelo Detran-SP no Youtube terão a missão de orientar servidores de gestões municipais no planejamento e elaboração de propostas para redução de mortes no trânsito
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) promove na próxima sexta-feira, 19 de dezembro, às 10h30, o primeiro seminário online do Programa Respeito à Vida (PRaVida). Com transmissão pelo canal do Detran-SP no YouTube, o webinário vai apresentar o programa, agora sob novo formato, às gestões municipais interessadas em receber apoio no enfrentamento de mortes e lesões no trânsito.
Com duração de 1h30, o evento será uma introdução ao PRaVida, como o programa também passa a ser chamado a partir desta edição, que teve inscrições abertas na última segunda, 15, com a publicação do edital de chamamento pelo Detran-SP. Os municípios têm até 15 de janeiro para submeter propostas de ação que podem estar ligadas a três diferentes frentes: Vias Seguras, Educação e Fiscalização.
O seminário explicará o escopo de cada componente e o suporte previsto em cada um dos três, assim como detalhará o passo a passo para a candidatura e o calendário do primeiro ciclo do PRaVida, que ganha um portal próprio – clique aqui para acessar. Dúvidas também podem ser encaminhadas para integracao.municipios@detran.sp.gov.br, com o assunto: “PRaVida – dúvidas”.
A partir de abril, a Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran-SP, em parceria com a Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária Global, realizará encontros online com municípios selecionados, com foco no fortalecimento da gestão e no apoio para implementação dos projetos. Para as cidades que desejarem se preparar para o próximo edital, haverá ações de qualificação técnica e desenvolvimento de estratégias educativas para os diversos públicos que convivem no trânsito.
A abordagem busca orientar a execução pontual de projetos de intervenção, mas também reforçar capacidades institucionais, garantir formação continuada de gestores públicos e consolidar processos estruturantes capazes de assegurar a sustentabilidade e a construção de um legado duradouro para a segurança viária em cada localidade.
