Tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA) estão transformando a educação, otimizando avaliações, personalizando o ensino e potencializando o aprendizado
A Inteligência Artificial (IA) está se consolidando como uma ferramenta essencial no setor educacional. Confira sete IAs que têm se destacado neste segmento.
- Maieutics.AI – Automatização inteligente de itens de avaliações: Desenvolvida no Brasil, a Maieutics.AI é uma das únicas soluções do mercado que está revolucionando a criação de questões acadêmicas para Instituições de Ensino superior (IES). Utilizando análise avançada, aplicabilidade da taxonomia de bloom, classificação em diferentes contextos de mídia, sua tecnologia gera questões inéditas, sempre alinhadas aos objetos de aprendizagem inserido pelos docentes.
A inteligência artificial permite uma redução de até 85% no tempo necessário para criar avaliações. Com ferramentas de IA que geram questões de avaliação de forma automatizada a partir de conteúdos fornecidos pelos educadores, esse processo, que antes consumia horas, pode ser concluído em minutos.
“A tecnologia permite a elaboração de itens de avaliações com diferentes formatos, como questões de múltipla escolha, dissertativas e verdadeiro ou falso. Nossa plataforma analisa os dados inseridos pela IES, identifica padrões e gera novas questões inéditas e coerentes com o conteúdo abordado”, explica Victor Streithorst, CTO da Maieutics.
A ferramenta também se destaca na criação de avaliações alinhadas ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), auxiliando na preparação dos alunos. “Queremos incentivar os professores a explorarem as vantagens da IA em diversas situações do dia a dia acadêmico, pois essa é uma realidade que já faz parte do futuro da educação”, destaca Rafael Streithorst, COO da empresa.
Rodrigo Streithorst, CEO da Maieutics, enfatiza que a plataforma foi desenvolvida com base em um rigoroso padrão de segurança e conformidade. “Seguimos todas as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e estamos obtendo certificações com instituições de ensino, como a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), garantindo um alto padrão de confiabilidade”, afirma.
- Squirrel AI – Ensino adaptativo personalizado: a Squirrel AI é uma plataforma que utiliza IA para criar trilhas de aprendizagem adaptativas. Com base no desempenho do aluno, a tecnologia ajusta o ritmo de ensino e recomenda conteúdos específicos para fortalecer pontos fracos, tornando a educação mais eficiente e personalizada.
- Grupo TeleSapiens – produção e licenciamento de conteúdo EAD: a empresa, que faz parte do Grupo TeleSapiens, utiliza IA desde 2023 para reduzir o tempo de entrega e custos operacionais no fluxo editorial. O grupo pivotou a ONIlearning, que desenvolve soluções de IA próprias, como o ONItutor, um avatar humanizado para responder dúvidas de alunos, e o ONIintelligence, que prevê o engajamento e a evasão dos estudantes. Em 2025, o lançamento do ONIcreative permitirá a cocriação de conteúdo didático com automações que incluem tradução e geração de vídeos. Essas edtechs estão alocadas na Hotmilk, ecossistema de inovação da PUCPR, e participa do programa SpeedUp, que impulsiona ainda mais a empresa para inovações no setor educacional. A TeleSapiens conta com mais de 1.500 disciplinas e ocupa o segundo lugar no ranking das líderes no mercado editorial no Brasil.
- Elsa Speak – Aprendizado de idiomas por IA: o Elsa Speak é um aplicativo que utiliza IA para ajudar alunos a aperfeiçoarem sua pronúncia em línguas estrangeiras, com foco no inglês. A plataforma analisa a fala do usuário, identifica erros de pronúncia e sugere correções precisas, oferecendo feedback instantâneo para aprimorar a fluência.
- Century Tech – Análise de desempenho e aprendizado: com foco em análise de desempenho, a Century Tech coleta dados sobre o progresso dos alunos e fornece insights para professores e gestores educacionais. Dessa forma, é possível identificar dificuldades individuais e sugerir intervenções pedagógicas mais eficazes.
- Querium – Apoio ao ensino de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática): a Querium usa IA para ajudar estudantes a desenvolver habilidades em disciplinas STEM, com foco em resolução de problemas matemáticos e lógicos. A plataforma oferece tutoria virtual e acompanhamento do desempenho, garantindo que os alunos compreendam os conceitos fundamentais dessas áreas essenciais.
- IOT Analytics – Chamada Inteligente: a IOT Analytics oferece soluções tecnológicas avançadas com foco em transformação digital, big data e inteligência artificial. No setor educacional, sua solução de Chamada Inteligente utiliza dados de câmeras para registrar a presença dos alunos em tempo real, com intervenção do professor apenas para conferência e validação. Além disso, permite o acompanhamento preciso do tempo de permanência em sala de aula. A startup faz parte do ecossistema de inovação da Hotmilk, da PUCPR, que impulsiona o desenvolvimento de tecnologias disruptivas.