Setor de panificação mira profissionais com mais de 50 anos

person holding pastry
Photo by Kate Remmer on Unsplash

Trabalhadores dessa faixa etária ganham destaque em feirão de empregos no Grande ABC, que acontecerá na próxima quinta-feira (30/10), das 8 às 17h, com 6 mil vagas em aberto

O mercado de trabalho para pessoas com mais de 50 anos na grande São Paulo revela-se cada vez mais dinâmico e promissor. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, mais de 13 milhões de trabalhadores com idade superior a 50 anos permanecem ativos no Brasil.

Dados da RAIS (relação Anual de Informações Sociais) de 2022 revelam tanto os desafios quanto às oportunidades para os trabalhadores com mais de 50 anos no Brasil e, para superar esses entraves, políticas e iniciativas que valorizem e aproveitem a experiência desses profissionais são fundamentais.

Impulsionada pelo crescimento da panificação, que gera cerca de 30 mil empregos em todo o país, a região do Grande ABC é destaque nesse cenário. Segundo Antônio Carlos Henriques, presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do ABC (Sipan), a contratação de profissionais acima de 50 anos traz benefícios estratégicos às padarias e confeitarias, além de contribuir para a diversidade etária e promover um ambiente de trabalho mais equilibrado e produtivo. “Esses trabalhadores acumulam muita experiência, conhecimento técnico e alta dedicação, fatores que elevam a eficiência operacional e o atendimento de alta qualidade ao cliente”, destaca.

De olho nesse cenário, o Sipan, promove na próxima quinta-feira, 30/10, o primeiro Feirão de Empregos da Panificação do Grande ABC, visando contribuir para o acesso ao trabalho, emprego e renda, fortalecendo a força de trabalho do país. O evento, que conta com o apoio da Federação das Indústrias de São Paulo – FIESP, será no Pavilhão de Exposições Vera Cruz, das 8h às 17h, e contará com a presença de mais de 30 panificadoras da região.

Henriques destaca que a região dispõe de cerca de 6 mil vagas em aberto para diversas ocupações que vão desde padeiro, confeiteiro, pizzaiolo e atendimento ao cliente a gerente de padaria. “Teremos uma estrutura inspirada nas melhores práticas dos grandes eventos. Esta primeira edição do feirão se diferencia por unir a contratação direta e o compromisso da formação setorial prática, com o objetivo de responder de forma concreta ao déficit de mão de obra”, destaca.

Entre as mais de 30 empresas participantes, estão padarias e confeitarias de cidades como Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires. A faixa salarial das oportunidades do primeiro feirão da panificação da região varia entre R$ 2.097,67 e R$ 5.000,00. O evento é aberto a mulheres, homens, idosos e jovens a partir de 18 anos, com ou sem experiência.

Para participar, não é preciso realizar inscrição prévia. Basta comparecer ao evento com um currículo atualizado, carteira de trabalho física ou digital, comprovante de residência e carteira de identidade. Os candidatos que não possuírem currículo terão a oportunidade de desenvolver um no momento da chegada, junto ao atendimento do Sipan, na recepção do evento. Além das vagas de trabalho, o feirão contará com a divulgação de treinamentos e capacitações do SENAI-SP e SEBRAE-SP, tanto para profissionais quanto empreendedores do setor.

Total
0
Shares
Anterior
CVG-SP anuncia edição 2025 do Prêmio Seguro Paulista
CVG-SP anuncia edição 2025 do Prêmio Seguro Paulista / Foto: Antranink Photos / Divulgação

CVG-SP anuncia edição 2025 do Prêmio Seguro Paulista

Premiação que elege os melhores profissionais da linha de frente das seguradoras

Veja também