Seguros contra danos e de pessoas são os que tem maior participação nos resultados apresentados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Especialista explica os benefícios da contratação
Em relatório apresentado recentemente pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), dados do setor de seguros demonstram um crescimento da contratação de serviços pelos brasileiros em 2024, acumulando R$ 361 bilhões até outubro deste ano. Sendo uma medida estratégica para prevenir prejuízos e assegurar bem-estar em momentos de descanso ou lazer, os seguros se tornam aliados para minimizar preocupações durante a temporada de férias, já que o período traz consigo uma maior exposição a riscos, como incidentes em residências, danos patrimoniais e imprevistos de saúde ou viagem.
De acordo com Anderlise Pinto, Analista de Produtos e Negócios da CredCrea, os seguros mais procurados nesse período do ano se dividem em quatro categorias principais: patrimonial, residencial, viagem e seguro de vida.
Seguro Residencial e Patrimonial: Proteção Contínua
Os seguros residenciais e patrimoniais são contratados de forma anual e possuem uma função crucial no período de férias. Para a especialista, essa é uma época em que os imóveis ficam mais expostos a riscos como roubos, furtos e danos elétricos, causados por sobrecargas de energia, temperaturas elevadas e variações climáticas. Mas para além da prevenção, há a vantagem adicional de utilização dos seguros para demandas de assistência técnica de rotina na manutenção de imóveis.
“Dependendo da cobertura contratada, os seguros não se limitam ao atendimento de sinistros graves, como incêndios, raios ou explosões. Eles também oferecem assistência para o dia a dia, como limpeza de caixa d’água, ar-condicionado ou mesmo instalação de cortinas”, explica.
Seguro Viagem para passeios nacionais e internacionais
O seguro viagem é contratado especificamente para o período da viagem, sendo indispensável tanto para roteiros nacionais quanto internacionais. “Embora muitas pessoas associem o seguro viagem apenas a viagens ao exterior, ele também pode ser utilizado em viagens dentro do Brasil”, lembra Anderlise.
Entre as coberturas mais comuns estão despesas médicas, hospitalares e odontológicas, além de cancelamento de viagem, extravio e danos à bagagem, remarcação de passagens e hospedagem após alta hospitalar. Em caso de contratação para viagem ao exterior, o serviço deve ser contratado no Brasil, até um dia antes da viagem.
Seguro de Vida: Proteção também durante as férias
O seguro de vida oferece suporte não apenas em casos de falecimento, mas também pode incluir coberturas adicionais como invalidez temporária ou permanente por acidente e em situações acidentais durante as férias. “Se o contratante sofrer um acidente ou necessitar de um procedimento de urgência, como uma cirurgia renal, por exemplo, pode ser coberto mediante apresentação do atestado. São imprevistos, mas que são mais comuns do que imaginamos”, conclui.