Europ Assistance Brasil

Setor de self storages cresce a dois dígitos no Brasil e Curitiba se destaca no cenário nacional

Setor soma 108.537 boxes distribuídos em 191 empresas / Foto: Priscilla Fiedler / Divulgação
Setor soma 108.537 boxes distribuídos em 191 empresas / Foto: Priscilla Fiedler / Divulgação

Utilização de boxes (self storages) de armazenamento por MEIs e por pequenas e médias empresas impulsiona expansão, que cresceu 19% no ano passado

Levantamento encomendado pela Associação Brasileira de Self Storage (ASBRASS) à Brain Inteligência Estratégica mostrou que o aumento no número de pequenas e médias empresas, que passaram a vender pela internet durante a pandemia, foi um dos principais propulsores da expansão do setor de self storages no Brasil em 2021.

De acordo com a pesquisa, o setor já soma 108.537 boxes distribuídos em 191 empresas – número que vem crescendo a passos largos. O “novo normal” aumentou a procura por espaços fora de casa, ampliando os ambientes internos e otimizando a utilização dos cômodos. Uma das soluções encontradas foi a utilização dos self storages, sistema criado na década de 1960 nos Estados Unidos, que consiste no aluguel de boxes ou containers para armazenamento de itens, como móveis, eletrodomésticos e objetos de uso pessoal e profissional. A proposta se expandiu para outros países e hoje tornou-se alternativa para quem precisa de mais espaço, correspondendo à extensão da própria casa.

O engenheiro civil Alexandre Gonçalves é exemplo disso. Cliente da Espaço A+ Self Storage há mais de um ano, ele conta que saiu do antigo imóvel e precisava de um lugar para guardar seus pertences até que a reforma do novo apartamento estivesse concluída. “Tive a ideia de alugar um espaço para guardar temporariamente esses objetos e, em meio a diversas opções que pesquisei, escolhi a Espaço A+ pela distância, pelo zelo observado naquele ambiente, pelo bom atendimento desde o primeiro contato”, argumenta.

Segundo Alexandre, mesmo após a reforma, ele deve manter a locação do box. “Vou tirar os objetos maiores, como a geladeira, mas em razão da área do apartamento ser pequena, entendo que vale a pena ter um espaço extra, mesmo que seja menor que este atual, para guardar aquilo que não é usado no dia a dia, como um conjunto de louças, um ventilador ou aquecedor de piso, cadeiras adicionais para atender convidados, caixas com documentos, bicicletas. Enfim, o box tem diversas utilidades que o tornam uma extensão da minha casa”, finaliza.

Boxes passaram a ser um recurso essencial para otimizar o ambiente doméstico / Foto: Priscilla Fiedler / Divulgação
Boxes passaram a ser um recurso essencial para otimizar o ambiente doméstico / Foto: Priscilla Fiedler / Divulgação

Para a gerente de operações da Espaço A+ Self Storage, que tem unidades em Curitiba, Rousy Mary Rojas, os boxes passaram a ser um recurso essencial para otimizar o ambiente doméstico. “Os clientes percebem a vantagem de armazenar bens pouco usados e aproveitar melhor o espaço de suas casas e empresas. É muito mais econômico alugar um box para guardar objetos do que manter o aluguel de um imóvel maior ou exclusivo para esse fim. Sem contar que um espaço como a despensa ou o ‘quartinho da bagunça’ pode ser reaproveitado de várias outras formas”, ressalta.

Com o fortalecimento do setor, a Espaço A+ vai inaugurar ainda este ano um novo prédio na unidade Rebouças, localizada na Rua 24 de maio, quase esquina com a Silva Jardim. Serão 200 novos boxes e, com isso, 3 unidades disponíveis. Além desse endereço, a marca conta com a unidade Aeroporto, próxima ao Afonso Pena, em São José dos Pinhais, onde tem 290 boxes entre 1m² e 100 m². Em 2023, será inaugurada a unidade centro, na Rua Presidente Faria, próximo ao Passeio Público, com uma infraestrutura de 290 boxes entre 1 e 30 m². “Essas novas unidades chegam para acompanhar o crescimento da demanda que tivemos nos últimos dois anos, quando crescemos 50% no volume de boxes alugados”, conclui Rousy.

Total
0
Shares
Anterior
Quer investir em imóveis no campo? Leilão tem oportunidades para aquisição de terrenos no interior de São Paulo
Quer investir em imóveis no campo? Leilão tem oportunidades para aquisição de terrenos no interior de São Paulo / Foto: Ekaterina Bolovtsova / Pexels

Quer investir em imóveis no campo? Leilão tem oportunidades para aquisição de terrenos no interior de São Paulo

Leilão realizado pela E-Confiança ocorre até 30 de novembro às 11 horas

Próximo
Brasil é o 3º país que mais pesquisa por Black Friday no mundo
Brasil é o 3º país que mais pesquisa por Black Friday no mundo / Foto: Pexels / Divulgação

Brasil é o 3º país que mais pesquisa por Black Friday no mundo

Brasileiros possuem 2 vezes mais interesse na Black Friday do que a média

Veja também