De acordo com divulgação mais recente, último ano consolidou crescimento significativo nos serviços gerais, em particular nessas duas subcategorias específicas
Com o advento da alta tecnologia acessível como protagonista de todos os mercados e setores, uma das áreas que mais tem utilizado essa frente de inovação é o setor de serviços. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), o setor de serviços cresceu 8,7% no aglomerado de janeiro a novembro de 2022, o que chamou a atenção do IBGE no que tange um período bastante positivo.
A alta nos resultados é puxada, primordialmente, pelos segmentos de tecnologia da informação e de transportes de cargas, já que, de janeiro a novembro, a expansão dessas atividades chegou a 17,9% e 15,2%, respectivamente. Ambas em ritmos muito superiores aos da média geral.
Embora o B2C seja uma frente extremamente importante na prestação de serviços, as empresas B2B foram as principais impulsionadoras do segmento nos últimos meses, principalmente no período pós-pandemia, quando muitas outras empresas aumentaram seus investimentos em inovação e tecnologia. Como é o caso da SmartLoad, que desenvolveu soluções tecnológicas que visam simplificar a gestão de processos securitários e de Gerenciamento de Risco (GR) presentes na jornada do transportador rodoviário de cargas.
Segundo Sylvio Bispo, especialista em seguros de transportes e cofundador e CEO da SmartLoad, ao investir em tecnologias, empresas que transportam ganham maior segurança operacional e sustentabilidade financeira: ‘’Com o crescimento do serviço de logística, presente em praticamente todo tipo de negócio envolvendo produtos, houve uma alta significativa na demanda do setor de transporte de cargas, o que motivou uma parte dessas empresas a investirem mais em tecnologia e procurarem ferramentas que geram inovação para suas operações”, destaca o executivo.