Um dos maiores empregadores privados do país, com cerca de 1,4 milhão de trabalhadores formais, segundo a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), o setor de call center registrou saldo positivo de 3.022 novas vagas em fevereiro, um dos melhores resultados mensais dos últimos anos, de acordo com dados do CAGED. O saldo foi puxado, principalmente, pelos estados da BA (+1.708), seguido de PR (+779) e CE (+410).
“Os números reiteram o que temos defendido com afinco no Congresso nos últimos meses. O PL da Desoneração tem cumprido um importante papel de estabilizador de emprego, levando oportunidade a quem mais precisa. No Nordeste, onde o crescimento do segmento tem sido acelerado, o telesserviço é o maior empregador de mulheres e jovens em seu primeiro emprego nas 20 maiores cidades”, destaca Antonio Guilherme Noronha, presidente da ABT.
Os bons resultados estão em linha com dados recentes divulgados pela Brasscom, que reforçam a efetividade da política da Desoneração da Folha de Pagamento para o desenvolvimento do país. Foram registrados 9,30 milhões de empregos formais nos 17 Setores desonerados até fevereiro deste ano. Apenas nos dois primeiros meses de 2024, houve a geração de 151 mil novos postos de trabalho. Com isso, os setores desonerados obtiveram 19,6% de crescimento no número de empregos formais, com um salário médio 12,7% maior que os setores sem desoneração — que cresceram apenas 14,3% no mesmo período.