O setor portuário brasileiro, formado pelos portos públicos e terminais privados, movimentou 581 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2022. O número é 3,3% menor do que o registrado no primeiro semestre de 2021, de acordo com o levantamento feito pela ANTAQ
O Porto de Santos, que é o maior porto brasileiro, localizado no estado de São Paulo, encerrou o ano de 2021 com um novo recorde de movimentação: 147 milhões de toneladas de cargas, 0,3% acima do mesmo período verificado em 2020, de acordo com dados do Santos Port Authority.
As cargas conteinerizadas apresentaram crescimento expressivo de 14,2%, ampliando assim a movimentação para 4,8 milhões de TEU (contêiner padrão de 20 pés). No período analisado, dezembro foi o mês que melhor registrou a marca mensal da história para esse tipo de carga, com 452,6 mil TEU, alta de 3,5% frente a dezembro de 2020.
A cabotagem, por exemplo, é responsável por 11% de todo o transporte de cargas no Brasil, segundo dados apresentados pelo ILOS. A Navegação de Cabotagem é o transporte de cargas realizado entre portos do mesmo País, utilizando via marítima ou vias navegáveis interiores.
Roberto Veiga, Diretor de Atendimento da Costa Brasil, empresa especialista em Operações de Transporte Multimodal (OTM), entende que o setor de cabotagem é uma engrenagem essencial para a movimentação econômica brasileira e por isso necessita de evolução constante.
“Como o Porto de Santos é a principal saída de cargas da Costa Brasil, ficamos muito felizes em saber que contribuímos para o aumento da movimentação de contêineres. Porém, com essa intensificação, surgem também as responsabilidades. O crescimento no volume exige do Porto de Santos um novo terminal de contêineres”, comenta Roberto.
Além disso, o executivo se mantém otimista a respeito do comércio de importação e exportação nacional, com expectativas positivas para o cenário nacional de 2022.
“Mesmo com o grande volume de cargas no Brasil sendo movimentadas pelas estradas, o mercado de cabotagem se mostra como um cenário positivo. Cada vez mais empresas optam por esse serviço, e quando o conhecem não voltam para o rodoviário, além é claro do crescimento orgânico de quem já está na cabotagem”, explica Veiga.
De 2009 a 2021, o crescimento anual de tonelagem foi de 4,9%, já a taxa dos contêineres avançou 6,6%. No mesmo intervalo, o PIB brasileiro cresceu em média 1,1% ao ano, levando em consideração a expectativa mais atualizada do PIB para 2021, de 4,51%. O setor portuário anualmente movimenta milhões de reais por ano. A expectativa para este ano (2022) é que o número se mantenha próximo aos 1,210 bilhão de toneladas em 2021.