Sancor Seguros

Sicredi amplia apoio a pequenos negócios e fortalece presença no setor de panificação

Com crédito da instituição financeira cooperativa da qual são associados, Lopes Padaria investe R$ 300 mil em equipamentos e amplia produção Créditos: Divulgação
Com crédito da instituição financeira cooperativa da qual são associados, Lopes Padaria investe R$ 300 mil em equipamentos e amplia produção Créditos: Divulgação

Com mais de R$ 86 bilhões em crédito liberado para segmento PJ, instituição financeira cooperativa participa de Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Food Service

Movido pela crescente demanda empreendedores, o Sicredi liberou R$ 86 bilhões em crédito para micro, pequenas e médias empresas no primeiro trimestre de 2025 — valor que corresponde a 91% da carteira destinada a pessoas jurídicas da instituição financeira cooperativa, representando um avanço de 28% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com mais de 9 milhões de associados, sendo 1,3 milhão pessoas jurídicas, o Sicredi registrou um crescimento de 18% nesse segmento nos últimos 12 meses. Atualmente, a instituição detém 26% de participação no mercado nacional de micro e pequenas empresas, com mais de 365 mil CNPJs em sua base, o que reforça seu papel estratégico no desenvolvimento da economia brasileira.

Com esse cenário de expansão e capilaridade das mais de 2,9 mil agências em atividade no país, o Sicredi participa pela primeira vez na Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Food Service (Fipan), uma das maiores da América Latina no setor, que acontece de 22 a 25 de julho, em São Paulo (SP). A presença no evento faz parte da estratégia de aproximação com setores produtivos e fortalece o relacionamento com empresários da cadeia de alimentos. “Participar da Fipan é uma forma de reforçar nossa conexão com o setor, estar próximo dos empreendedores e contribuir para que tenham acesso às soluções financeiras de que precisam para crescer”, afirma o diretor de Desenvolvimento da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adilson de Sá. “Nossa atuação é baseada em relacionamento, conhecimento do território e soluções financeiras ajustadas à realidade de cada negócio.”

De negócio familiar à indústria nacional

A trajetória da Doce D’ocê, com sede em Chopinzinho (PR), é um exemplo de como o acesso ao crédito e apoio estratégico fazem diferença no crescimento de uma empresa. Fundada por Carlos e Noeli Bazanella, a marca começou com a produção caseira de pães e vendas de porta em porta. Hoje, é a maior indústria de panificação congelada do Paraná, com atuação em seis estados e cerca de mil colaboradores. A expansão segue em ritmo acelerado, com a implantação de uma nova unidade fabril de 6 mil m² em Bauru (SP), o que deve ampliar a capacidade produtiva e consolidar ainda mais a posição da empresa como referência no setor.

Ao longo dos anos, a empresa contou com diferentes soluções do Sicredi para viabilizar seus ciclos de expansão. “Recebemos apoio nos momentos mais estratégicos, tanto na parte de crédito quanto no relacionamento do dia a dia. O Sicredi sempre adotou uma postura de parceria, não apenas de prestação de serviço”, afirma Carlos Bazanella. “Ter um parceiro que compreende a realidade do pequeno empresário faz muita diferença.”

Na mesma linha está a trajetória da Lopes Padaria, fundada em 1994, em Rebouças (PR). O negócio familiar evoluiu ao longo das décadas, modernizou sua gestão e hoje emprega 86 colaboradores, atendendo tanto o varejo quanto empresas, com refeições prontas, pães e salgados. Acompanhando o ritmo de crescimento, a padaria contou com o apoio do Sicredi para investir mais de R$ 300 mil em equipamentos industriais — incluindo fornos e cozedores de última geração — e adquirir dois veículos utilitários voltados para a logística. Presente há mais de uma década na Fipan, a empresa busca na feira tendências e soluções para continuar inovando no setor.

“A empresa cresceu junto com a família. O que começou por necessidade hoje é um negócio estruturado, com equipe qualificada, investimento contínuo em tecnologia e gestão profissionalizada”, contextualiza o empresário Everton Lopes. No decorrer dessa trajetória, o Sicredi tem sido um parceiro relevante, oferecendo suporte na aquisição de equipamentos, na organização do capital de giro e na previsão de investimentos por meio de consórcios. “Expandimos muito nos últimos anos, e agora chegou o momento de estruturar esse esqueleto de gestão para crescer com segurança”, completa.

Proximidade com quem empreende

Presente em todo o território nacional, o Sicredi se destaca pela capilaridade e solidez de seu modelo cooperativo. No estado de São Paulo — maior polo econômico do país —, é a instituição que mais cresce em número de agências, com mais de 420 unidades distribuídas em quase metade dos municípios paulistas. Para atender a diferentes perfis empresariais, o Sicredi oferece uma conta PJ completa, que contempla crédito para investimento, capital de giro, consórcios, domicílio bancário, PIX e API Pix gratuitos, além de máquinas de cartão com tecnologia smart.

Como parte da estratégia de aproximação com o setor produtivo, a instituição marca presença em eventos de destaque, como a Fipan, a Apas Show, a ExpoApras e a ABF Franchising Expo. A participação nessas feiras reforça o compromisso do Sicredi com segmentos fundamentais da economia, fortalecendo o relacionamento direto com empresários de todo o país.

“Nosso foco é impulsionar o ciclo virtuoso da economia local. Quando apoiamos um pequeno negócio, estamos gerando emprego, renda e movimentando toda a comunidade ao redor”, reforça Adilson de Sá. “A panificação é um setor essencial, que exige atenção à qualidade, à gestão e ao investimento em inovação. Queremos estar ao lado desses empreendedores em todas as fases do negócio”, conclui.

Total
0
Shares
Anterior
“Odontomóvel” inicia atendimentos odontológicos gratuitos a crianças em São Paulo
Ação da campanha de Julho Neon inclui atendimento odontológico, kits de higiene e acolhimento a jovens atendidos pelo Projeto Crescer, da ONG Casa José Coltro

“Odontomóvel” inicia atendimentos odontológicos gratuitos a crianças em São Paulo

Ação da campanha de Julho Neon inclui atendimento odontológico, kits de higiene

Próximo
Diversas oportunidades de capacitação na ENS no segundo semestre
Foto por: Campaign Creators/ Unsplash Images

Diversas oportunidades de capacitação na ENS no segundo semestre

A Escola de Negócios e Seguros (ENS) está com ampla oferta de cursos para os

Veja também