Cerca de 70 representantes da instituição financeira cooperativa participaram do evento, realizado entre 23 e 26 de julho
Mais de 3 mil profissionais de 60 países participaram da Conferência Mundial do WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, na tradução da sigla em inglês), realizada entre 23 e 26 de julho, em Vancouver, no Canadá. O Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo o Brasil, apresentou quatro painéis focados em sustentabilidade, relações institucionais, empreendedorismo feminino, inclusão e diversidade durante o evento. Cerca de 70 representantes do Sicredi também participaram de diversos debates a respeito de temas como digitalização, financiamento climático, o futuro do trabalho, entre outros.
A comitiva do Sicredi ainda teve a oportunidade de conhecer mais sobre o modelo cooperativista de crédito do Canadá. Nesta quarta e quinta-feira, 26 e 27 de julho, os representantes visitaram três cooperativas locais – Prospera Credit Union, Costa Capital e Vancity, maior cooperativa de crédito do país, com mais de 560 mil associados. Durante os encontros técnicos, o grupo conheceu os ambientes operacionais e ouviu sobre estratégias de relacionamento com associados, marketing, diversidade e inclusão realizadas pelas instituições.
Na visita à Vancity, Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade da Fundação Sicredi, apresentou a estratégia de sustentabilidade da instituição brasileira, bem como falou sobre os programas e iniciativas em desenvolvimento no Sicredi. Balzan também destacou as principais ações e resultados do Sicredi relacionados a questões ESG (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês) em 2022, como a destinação de R$ 34,2 bilhões em linhas de crédito alinhadas à Economia Verde.
“Conhecer em detalhes o modelo cooperativo de crédito aplicado no Canadá foi uma experiência importante. Entendemos que esse networking fortalece nossa atuação de diferentes formas, nos trazendo insumos para a evolução das agendas de negócios e de ESG. Em complemento, mostrar um pouco das práticas que temos desenvolvido no Sicredi é gratificante. Nossas cooperativas têm feito um trabalho excelente e expor isso para cada vez mais pessoas no Brasil e no mundo nos traz ainda mais motivação para seguirmos firmes no nosso propósito”, comenta Balzan.
Participação do Sicredi na conferência também foi marcada por reconhecimento e cooperação internacional
Além das visitas e momentos de troca em palestras e painéis, a participação do Sicredi na Conferência Mundial do WOCCU foi marcada por outros destaques. No dia 22, o programa “Donas do Negócio”, desenvolvido de forma colaborativa na cooperativa Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, recebeu o reconhecimento internacional no WYCUP – World Council Young Credit Union People, concurso realizado com o objetivo de estimular a formação de jovens lideranças e reconhecer projetos com potencial de causar influência global no cooperativismo de crédito.
Ariane Zen, uma das líderes da iniciativa, representou a cooperativa na cerimônia do WYCUP. O Donas do Negócio visa estimular o empreendedorismo, o empoderamento e a qualificação das mulheres, agentes fundamentais na transformação socioeconômica do país. O programa é realizado em parceria com a International Finance Corporation (IFC) com o objetivo de potencializar o segmento de micro e pequenas empresas lideradas por mulheres e integrá-lo ao seu modelo de negócio de forma sustentável para atender as necessidades financeiras, técnicas, sociais e emocionais das empreendedoras.
Outro momento importante foi a assinatura do acordo de cooperação com a Federación de Cooperativas de Ahorro, Crédito y Financeiras de Colômbia (FECOLFIN) no dia 22, com o objetivo fomentar o intercâmbio entre as cooperativas de ambos os países. A expectativa é que sejam promovidas ações voltadas à liderança de jovens e de mulheres dos sistemas cooperativos, estimulando a implementação dos Comitês Jovem e Mulher nas instituições colombianas, similares aos modelos já existentes no Sicredi.
O acordo foi firmado por Manfred Alfonso Dasenbrock, diretor do WOCCU e presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, que representou o Sicredi na firmação do convênio, por Elissa McCarter LaBorde, presidente e CEO do WOCCU, por Enrique Valderrama Jamarilo, diretor executivo da FECOLFIN, e por César Bochi, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi. Também foram testemunhas Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade da Fundação Sicredi, e Jaime Chaves, diretor do WOCCU e representante da FECOLFIN.
“As cooperativas de crédito são um forte elemento da economia, sendo responsáveis por gerar impacto positivo na sociedade por meio de conexões humanas. A Conferência do WOCCU foi uma oportunidade para trocar experiências e ouvir sobre as melhores práticas realizadas pelas cooperativas de crédito do mundo todo. Certamente, a participação irá enriquecer nossa visão sobre os desafios e oportunidades”, afirma Manfred Alfonso Dasenbrock.
Ainda dentro da programação da Conferência, aconteceu o Summit do Clima, no dia 24 de julho.
César Bocchi, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi, representou a instituição no encontro, que contou com a participação de mais de 20 líderes de cooperativas de crédito de seis continentes. Na reunião, os participantes debateram sobre os principais desafios da agenda climática nos próximos anos e expuseram ações concretas relacionadas ao tema.
No próximo ano, o Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito sediará a Conferência Mundial de Cooperativas de Crédito, em colaboração com a Credit Union National Association (CUNA/EUA). O evento está programado para acontecer de 21 a 24 de julho de 2024, em Boston (EUA).