Bradesco Seguros

Sicredi encerra participação na Conferência do WOCCU, no Canadá

Cerca de 70 representantes do Sicredi participaram de diversos debates a respeito de temas como digitalização, financiamento climático, o futuro do trabalho, entre outros, na Conferência WOCCU / Foto: Divulgação
Cerca de 70 representantes do Sicredi participaram de diversos debates a respeito de temas como digitalização, financiamento climático, o futuro do trabalho, entre outros, na Conferência WOCCU / Foto: Divulgação

Cerca de 70 representantes da instituição financeira cooperativa participaram do evento, realizado entre 23 e 26 de julho

Mais de 3 mil profissionais de 60 países participaram da Conferência Mundial do WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, na tradução da sigla em inglês), realizada entre 23 e 26 de julho, em Vancouver, no Canadá. O Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo o Brasil, apresentou quatro painéis focados em sustentabilidade, relações institucionais, empreendedorismo feminino, inclusão e diversidade durante o evento. Cerca de 70 representantes do Sicredi também participaram de diversos debates a respeito de temas como digitalização, financiamento climático, o futuro do trabalho, entre outros.

A comitiva do Sicredi ainda teve a oportunidade de conhecer mais sobre o modelo cooperativista de crédito do Canadá. Nesta quarta e quinta-feira, 26 e 27 de julho, os representantes visitaram três cooperativas locais – Prospera Credit UnionCosta Capital e Vancity, maior cooperativa de crédito do país, com mais de 560 mil associados. Durante os encontros técnicos, o grupo conheceu os ambientes operacionais e ouviu sobre estratégias de relacionamento com associados, marketing, diversidade e inclusão realizadas pelas instituições.

Na visita à Vancity, Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade da Fundação Sicredi, apresentou a estratégia de sustentabilidade da instituição brasileira, bem como falou sobre os programas e iniciativas em desenvolvimento no Sicredi. Balzan também destacou as principais ações e resultados do Sicredi relacionados a questões ESG (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês) em 2022, como a destinação de R$ 34,2 bilhões em linhas de crédito alinhadas à Economia Verde.

“Conhecer em detalhes o modelo cooperativo de crédito aplicado no Canadá foi uma experiência importante. Entendemos que esse networking fortalece nossa atuação de diferentes formas, nos trazendo insumos para a evolução das agendas de negócios e de ESG. Em complemento, mostrar um pouco das práticas que temos desenvolvido no Sicredi é gratificante. Nossas cooperativas têm feito um trabalho excelente e expor isso para cada vez mais pessoas no Brasil e no mundo nos traz ainda mais motivação para seguirmos firmes no nosso propósito”, comenta Balzan.

Participação do Sicredi na conferência também foi marcada por reconhecimento e cooperação internacional 

Além das visitas e momentos de troca em palestras e painéis, a participação do Sicredi na Conferência Mundial do WOCCU foi marcada por outros destaques. No dia 22, o programa “Donas do Negócio”, desenvolvido de forma colaborativa na cooperativa Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, recebeu o reconhecimento internacional no WYCUP – World Council Young Credit Union People, concurso realizado com o objetivo de estimular a formação de jovens lideranças e reconhecer projetos com potencial de causar influência global no cooperativismo de crédito.

Ariane Zen, uma das líderes da iniciativa, representou a cooperativa na cerimônia do WYCUP. O Donas do Negócio visa estimular o empreendedorismo, o empoderamento e a qualificação das mulheres, agentes fundamentais na transformação socioeconômica do país. O programa é realizado em parceria com a International Finance Corporation (IFC) com o objetivo de potencializar o segmento de micro e pequenas empresas lideradas por mulheres e integrá-lo ao seu modelo de negócio de forma sustentável para atender as necessidades financeiras, técnicas, sociais e emocionais das empreendedoras.

Outro momento importante foi a assinatura do acordo de cooperação com a Federación de Cooperativas de Ahorro, Crédito y Financeiras de Colômbia (FECOLFIN) no dia 22, com o objetivo fomentar o intercâmbio entre as cooperativas de ambos os países. A expectativa é que sejam promovidas ações voltadas à liderança de jovens e de mulheres dos sistemas cooperativos, estimulando a implementação dos Comitês Jovem e Mulher nas instituições colombianas, similares aos modelos já existentes no Sicredi.

O acordo foi firmado por Manfred Alfonso Dasenbrock, diretor do WOCCU e presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, que representou o Sicredi na firmação do convênio, por Elissa McCarter LaBorde, presidente e CEO do WOCCU, por Enrique Valderrama Jamarilo, diretor executivo da FECOLFIN, e por César Bochi, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi. Também foram testemunhas Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade da Fundação Sicredi, e Jaime Chaves, diretor do WOCCU e representante da FECOLFIN.

“As cooperativas de crédito são um forte elemento da economia, sendo responsáveis por gerar impacto positivo na sociedade por meio de conexões humanas. A Conferência do WOCCU foi uma oportunidade para trocar experiências e ouvir sobre as melhores práticas realizadas pelas cooperativas de crédito do mundo todo. Certamente, a participação irá enriquecer nossa visão sobre os desafios e oportunidades”, afirma Manfred Alfonso Dasenbrock.

Ainda dentro da programação da Conferência, aconteceu o Summit do Clima, no dia 24 de julho.

César Bocchi, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi, representou a instituição no encontro, que contou com a participação de mais de 20 líderes de cooperativas de crédito de seis continentes. Na reunião, os participantes debateram sobre os principais desafios da agenda climática nos próximos anos e expuseram ações concretas relacionadas ao tema.

No próximo ano, o Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito sediará a Conferência Mundial de Cooperativas de Crédito, em colaboração com a Credit Union National Association (CUNA/EUA). O evento está programado para acontecer de 21 a 24 de julho de 2024, em Boston (EUA).

A comitiva do Sicredi também teve a oportunidade de conhecer mais sobre o modelo cooperativista de crédito do Canadá em visita técnica / Foto: Divulgação
A comitiva do Sicredi também teve a oportunidade de conhecer mais sobre o modelo cooperativista de crédito do Canadá em visita técnica / Foto: Divulgação
Total
0
Shares
Anterior
Copart recebe o selo GPTW como uma das melhores empresas para se trabalhar
Adiel Avelar, presidente da Copart / Foto: Universo do Seguro

Copart recebe o selo GPTW como uma das melhores empresas para se trabalhar

Especializada em leilões de automóveis, a multinacional conquista pela primeira

Próximo
Advocacia Geral da União inicia processo seletivo de estágio para estudantes da graduação
Advocacia Geral da União inicia processo seletivo de estágio para estudantes da graduação / Foto: Karolina Grabowska / Pexels

Advocacia Geral da União inicia processo seletivo de estágio para estudantes da graduação

Vagas estão espalhadas por diversas regiões do Brasil

Veja também