Europ Assistance Brasil

Sicredi participa de evento do Governo do Paraná sobre ODS

Representantes de cerca de 50 entidades participaram de uma série de atividades, incluindo entrevistas, reuniões bilaterais e oficinas de trabalho relacionados ao tema ESG Créditos: SGDES/ Lehi Illescas

Instituição financeira cooperativa compartilha iniciativas focadas em inclusão, educação financeira e sustentabilidade, vinculadas às metas da ONU

Durante esta semana, o Sicredi participou das atividades da Missão de 2024 da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os encontros foram realizados pelo Governo do Paraná, entre segunda-feira (15) e quarta-feira (17), no Tribunal de Contas do Estado, com foco em promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, abordando a sustentabilidade sob as perspectivas ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG).

O diretor de Supervisão da Central Sicredi PR/SP/RJ, Reginaldo Pedrão, e o gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo, André Alves de Assis, marcaram presença nos encontros e compartilharam a expertise da instituição financeira cooperativa. “O Sicredi impulsiona mudanças positivas nas comunidades onde atua, e nosso relacionamento próximo com associados e comunidades contribui para um impacto duradouro em cada região. Estamos comprometidos com a missão de promover a municipalização dos ODS, adotando conceitos fundamentais como cooperação e ajuda mútua”, afirmou Reginaldo Pedrão.

Desde fevereiro de 2020, o Sicredi é signatário do Pacto Global. Alinhada aos princípios do cooperativismo, a instituição tem desenvolvido uma série de iniciativas focadas em inclusão e educação financeira, além de projetos que promovem a liderança feminina e jovem, todos vinculados às metas da ONU. Com a sustentabilidade e o desenvolvimento local como pilares fundamentais, o Sicredi realizou a neutralização de 34.565 toneladas de carbono, provenientes da operação de todas as sedes administrativas e agências. Este resultado foi alcançado por meio do apoio a sete projetos de créditos de carbono de várias regiões do Brasil. Comprometida com a geração de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, a instituição encerrou o ano com uma carteira de crédito de R$ 51 bilhões para a Economia Verde, o que representa mais de 24% dos recursos totais da carteira do Sicredi.

Com o objetivo de ampliar seu impacto positivo e reforçar o compromisso com o desenvolvimento sustentável, o Sicredi realizou uma série de ações em 2023, fundamentadas nos princípios ESG, conforme detalhado em seu Relatório de Sustentabilidade. Ao longo do ano, foram investidos mais de R$ 390 milhões em iniciativas sociais, um aumento de aproximadamente 30% em relação a 2022. Programas educacionais também foram uma prioridade, orientando diversas iniciativas. Há mais de 28 anos, a instituição financeira cooperativa vem desenvolvendo o Programa A União Faz a Vida, que em 2023 beneficiou mais de 530 mil crianças e adolescentes de mais de 3 mil escolas em todo o Brasil.

ODS e Agenda 2030

Ao longo do evento da OCDE, a equipe se dedicou a realizar uma série de atividades, incluindo entrevistas, reuniões bilaterais e oficinas de trabalho com representantes de cerca de 50 entidades. As discussões tiveram o envolvimento desses agentes para a construção de parcerias entre os setores público e privado, visando à implementação efetiva das diretrizes de ESG no estado. A iniciativa foi conduzida pela Superintendência-Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), órgão vinculado à Casa Civil do Paraná e responsável pela coordenação dos ODS no estado.

A principal finalidade do evento foi avaliar políticas e estratégias já implementadas, bem como aquelas ainda necessárias para engajar o setor privado no desenvolvimento territorial do Paraná, especialmente por meio de estratégias relacionadas ao tema ESG. Ao todo, são 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e 169 metas vinculadas à Agenda 2030 da ONU. Para aprofundar a discussão, o representante do California Air Resources Board (Carb), Gabriel Monroe, abordou as iniciativas desenvolvidas para zerar as emissões de carbono na Califórnia.

De acordo com o chefe de Desenvolvimento Sustentável do Centro de Empreendedorismo, Pequenas e Médias Empresas, Regiões e Cidades da OCDE, Stéfano Marta, o Paraná avançou em diversos indicadores relacionados aos ODS desde a entrega do último relatório em 2021. “Ficamos muito felizes em ver que o Paraná implementou diversas das recomendações feitas pela OCDE e, desta vez, começamos uma nova etapa com enfoque nos municípios e no papel do setor privado para alcançar os ODS, pensando em como o Governo do Estado pode auxiliá-los nesse quesito”, afirmou.

O Brasil já implementou uma série de iniciativas para impulsionar o setor financeiro em apoio aos objetivos de mudança climática e sustentabilidade. Segundo Reginaldo Pedrão, o compromisso em desenvolver estratégias eficazes, que estejam alinhadas com as necessidades da comunidade, é fundamental para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Estabelecer um plano estadual, com diretrizes e orientações claras, é essencial para promover a implementação efetiva das iniciativas de ESG, envolvendo atores-chave de diversos setores da sociedade”, finalizou Reginaldo.

O Relatório de Sustentabilidade 2023 do Sicredi está disponível no site. O documento adota as normas da GRI (Global Reporting Initiative) e SASB (Sustainability Accounting Standards Board) e o padrão TCFD (Task Force on Climate-related Financial Disclosures), além de ter sido auditado pela Ernst & Young.

Total
0
Shares
Anterior
Akad inicia parceria com a XP para oferta de seguros E&O e D&O
Mariana Miranda, Head de Marketing e Vendas da Akad Seguros / Foto: Divulgação

Akad inicia parceria com a XP para oferta de seguros E&O e D&O

Para a seguradora digital, conquistar uma chancela importante do setor reforça

Próximo
Tentativas de fraude de identidade seguiram em queda em fevereiro, mostra Serasa Experian

Tentativas de fraude de identidade seguiram em queda em fevereiro, mostra Serasa Experian

Foram 3,4 mil diligências a cada milhão de habitantes, totalizando 756

Veja também