Instituição financeira cooperativa é uma das empresas que mais investem em capacitação de colaboradores no Brasil; capacitação Disney reforça a excelência na experiência de atendimento dos associados
Investir no desenvolvimento dos mais de 45 mil colaboradores espalhados em todo Brasil é um dos principais ativos do Sicredi atualmente. Apenas no Espaço de Educação Padre Theodor Amstad, localizado na Central PR/SP/RJ, em Curitiba, são realizados mais de 50 programas de formação e desenvolvimento, que alcançam mais de 14 mil colaboradores dos três estados. Os conteúdos envolvem temas como gestão de negócios, atendimento, liderança, comunicação e fortalecimento dos valores cooperativistas, além de capacitações internacionais, como a ministrada pelo Disney Institute, com professores vindos dos Estados Unidos.
“Acredito que somos hoje, no Brasil, a empresa que mais investe em capacitação. E quanto mais investimos, maior é o retorno dos nossos associados”, afirma o diretor-executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Maroan Tohme. As atividades acontecem nas oito salas do Espaço de Educação Padre Theodor Amstad, criado em 2018 com a proposta de estimular o aprendizado. O nome homenageia o fundador da primeira cooperativa de crédito da América Latina: a atual Sicredi Pioneira, em Nova Petropólis (RS).
A magia Disney aplicada ao cooperativismo
Pela primeira vez, uma turma do Disney Institute em parceria com o Sicredi foi realizada para uma instituição financeira, fora de Orlando, Flórida (EUA). Em agosto, 60 participantes do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro estiveram no Espaço de Educação Padre Theodor Amstad, em Curitiba, para participar da formação.
O Programa de Desenvolvimento Internacional do Disney Institute já capacitou cinco turmas da Central Sicredi PR/SP/RJ nos Estados Unidos, antes desse curso ministrado de forma inédita no Brasil. Inspirado na filosofia da instituição, o programa proporciona experiências diferenciadas sobre qualidade no serviço, liderança e engajamento. A proposta é transformar aprendizados em práticas voltadas à centralidade no associado — princípio que sustenta o cooperativismo. “A ideia é compreender o que está por trás da magia da Disney e como isso se traduz em estratégias aplicáveis ao dia a dia, de modo que o associado perceba a diferença no atendimento”, explica a especialista em experiência do cliente e parceira do Sicredi nessa iniciativa, Jaqueline Gomes.
O executivo da Casa Cooperativa Nova Petrópolis, Paulo César Soares — um dos palestrantes da formação —, reforça a conexão possível entre os dois mundos: “Ao aliar o que nós somos à proposta trazida pelo Disney Institute, temos um diferencial transformador. O modelo cooperativista tem uma história para contar, enquanto a Disney possui o famoso jeito de tratar o consumidor.”
Para Wesley Rangel Zwierewicz, assessor de pessoas e culturas da cooperativa Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, o impacto é imediato. “A referência que a Disney oferece, mostrando como tudo é pensado nos detalhes, faz muita diferença e pode gerar impacto também nas cooperativas. Já partimos de um modelo financeiro que não é o tradicional, carregamos esse legado de ser diferentes. Por isso, essa formação tem tudo a ver com a nossa história.”
Formação continuada
“Gente que coopera cresce junto, gente que estuda acontece.” A frase foi destacada pelo presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, na recepção às turmas de capacitação. Além do Disney Institute, a instituição financeira cooperativa mantém parcerias com a Fundação Getúlio Vargas e a Fundação Dom Cabral, além de outras nacionais, assim como internacionais – entre elas a ADG Business School, localizada em Montabaur, na Alemanha.
“Nunca vi isso antes, essa forma como a empresa olha para o colaborador, esse incentivo para que ele cresça e aprenda”, afirmou a gerente da Sicredi Rio Paraná, Luciane Rodrigues Leite, participante do Programa de Formação de Gestores de Agência – outra formação promovida pela Central Sicredi SP/PR/RJ que aconteceu em paralelo à do Disney Institute.