Uso de IA e avanços na terapia celular estão entre os destaques da programação
Os últimos avanços sobre diagnóstico e tratamento do câncer hematológico serão apresentados no X Simpósio Internacional de Hematologia Oncologia D’Or, que acontece em 30 e 31 de maio no Rio de Janeiro. Cerca de 50 palestrantes, incluindo três convidados internacionais, vão discutir casos reais, que também serão a base para falar sobre a patogênese das doenças, os métodos laboratoriais que permitem a correta identificação do câncer e as melhores alternativas terapêuticas. Uma mesa sobre a incorporação de Inteligência Artificial na hematologia encerra o primeiro dia do evento. “Nos últimos anos, registramos um salto relevante no uso de IA, que nos permite, através da criação de algoritmos, a predição com muita precisão de diagnósticos”, ressalta Fabio Nucci, que ao lado dos também hematologistas Ana Lúzia Schriefer, Edvan Crusoé e Renata Lyrio, responde pela coordenação do simpósio.
Nucci relata que existe uma preocupação com o aumento de casos de leucemia. Segundo o INCA, são estimados cerca de 12 mil diagnósticos por ano no Brasil. Existem 12 tipos de leucemias, sendo as mais comuns a leucemia linfoide aguda, recorrente em crianças, e a leucemia mieloide aguda, que atinge normalmente adultos. Felizmente, ressalta o hematologista, os avanços da medicina têm proporcionado terapias que abriram novos horizontes para o tratamento das doenças. Ele cita como exemplo as descobertas na área da oncogenética, com o desenvolvimento de tecnologias de terapia celulares, como por exemplo, o CART-cell que permite tratamentos cada vez mais personalizados para os pacientes com leucemias. “Até décadas atrás era quase que impossível tratar pacientes mais idosos. Hoje esse cenário mudou e podemos oferecer linhas terapêuticas para toda a população, independentemente da idade”, celebra.
O coordenador observa ainda que o simpósio traz um modelo bastante didático e atualizado. Será uma oportunidade de poder interagir com especialistas que são referência no Brasil e no mundo e se aprofundar em questões importantes na prática clínica. Vão estar presentes nomes como o do Eduardo Rego, coordenador nacional da Hematologia da Oncologia D’Or e vice-presidente da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH); Alan Skarbinik, diretor dos programas de Linfoma, Leucemia Linfocítica Crônica, Terapias Celulares e Terapias Experimentais na Novant Health, em Charlotte, e Luciano Costa, professor de Medicina e Pesquisador Clínico Sênior no O’Neal Comprehensive Cancer Center da University of Alabama, em Birmingham.
A edição deste ano manterá a tradição das anteriores de debater questões do dia a dia do hematologista e a prática clínica com experientes profissionais do setor, bem como de atualizar o público sobre os avanços em novos fármacos destinados a doenças onco-hematológicas. “Outro diferencial do nosso simpósio, principalmente para estudantes de pós-graduação e graduação, é a experiência da Oncologia D’Or com equipes multiprofissionais de saúde, que estão presente em nossas clínicas”, salienta Fabio. Por sinal uma das mesas do primeiro dia será sobre a importância de uma abordagem multidisciplinar.
A programação também terá mesas sobre hematologia benigna, linfomas agressivos, amiloidose e linfomas indolentes, que terá a presença do dr. Skarbinik, entre outros temas. Ao todo serão sete módulos, além de sete simpósios satélites. “Foi tudo pensado para trazer os temas mais atuais e que têm sido discutidos nos principais congressos do mundo. Temos a certeza de que o Simpósio será uma excelente oportunidade de atualização para estudantes e profissionais”, ressalta Fabio.
Serviço:
X Simpósio Internacional de Hematologia Oncologia D’Or
Data: 30 e 31 de maio
Local: Sheraton Grand Rio Hotel- Av. Niemeyer, 121 – Leblon, Rio de Janeiro – RJeuro
Inscrição: Home – X Simpósio Internacional de Hematologia da Oncologia D’Or