Na 23ª edição do SincorCAST, que foi ao ar nesta quarta-feira, 04 de setembro, o Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo (Sincor-SP), representado pelo presidente, Boris Ber, e pelo 2º vice-presidente, Braz Fernandes, recebeu a COO da seguradora Porto, Patrícia Chacon, para falar sobre os investimentos para melhorar a jornada dos corretores de seguros e o atendimento ao segurado.
Boris destacou que a executiva atuava como CEO em outra grande seguradora e de repente aterrissa na Porto, portanto gostaria de saber como o novo desafio e a construção de uma equipe de alta grandeza. “Cheguei oficialmente em dezembro de 2023, estou absolutamente encantada com a nova casa. Atuo no mercado segurador há 12 anos, aqui no Brasil há 11, e há muito tempo admirava a Porto pela entrega de qualidade, por essa força do relacionamento com o corretor”, contou. “Com as mudanças que aconteceram ano passado, recebi um chamado do CEO, Rivaldo Leite, para participar dessa transformação da Porto, e cheguei realmente com muito entusiasmo”.
Patrícia Chacon explicou como está sendo sua função. “Estou como Chief Operating Officer (COO) na Porto, tenho algumas carteiras de seguro sob a minha responsabilidade: automóvel, tanto individual como frota, patrimonial, residencial, empresarial, transportes, equipamentos, vida individual, vida grupo, prestamista. E tenho algumas atribuições, toda a parte técnica comigo, um time sensacional que cuida de preço, produtos, subscrição. Também toda a parte que acontece depois da venda, então tenho operações e sinistro. E a plataforma tecnológica que suporta tudo isso, investimos no desenvolvimento de plataformas tecnológicas para que os produtos cheguem no corretor de forma fluída”.
A parte mais técnica da seguradora está com Patrícia. “Um time sensacional, que tem me recebido muito bem. Ao longo desses anos em seguros tive a generosidade de pessoas que foram me ensinando sobre o mercado, sobre suas funções e isso que tenho encontrado na Porto. Um grupo muito aberto para contar sobre aquilo que fazemos bem. Temos uma história de muito sucesso no Brasil, mas seguimos com um inconformismo saudável, sempre pensando o que mais podemos fazer para deixar a Porto ainda melhor para o cliente e para o corretor”.
Boris ressaltou que a executiva tem grande expertise em tecnologia, produtos e operação, e está unindo estas atribuições neste novo desafio, olhando do começo ao fim da entrega. “Estou unindo algumas das minhas habilidades, como toda a parte do desenvolvimento de novos produtos. Uma vez que esse produto está na rua, pensamos em como garantir que a jornada para o corretor – a execução, a emissão, a cobrança, o sinistro – seja fluída”, disse. “É realmente uma função que eu adoro: construir jornadas fluídas. Sinto-me muito feliz de estar em uma organização onde isso é uma prioridade máxima”, destacou.
Braz Fernandes comentou sobre o trabalho realizado pelo Sincor-SP de visita a todas as empresas de assistência 24 horas das seguradoras, para entender o trabalho e o que poderia ser aprimorado no atendimento, e gostaria de saber como esta área tão importante está evoluindo na Porto. “Nosso grande foco na parte de atendimento tem sido deixar as jornadas mais fluídas para diminuir o nível de esforço tanto do ponto de vista do cliente como do corretor. Vocês vão ver cada vez mais que estamos antecipando o envio de informação para que o corretor ou o cliente não precise fazer ligações para se manter atualizado, para perguntar como está o sinistro, ou se está chegando a sua assistência”, afirmou. “Para isso, temos lançado novidades. Na parte de atendimento do sinistro, lançamos uma nova régua de comunicação proativa, timeline no aplicativo, que permite ao cliente e ao corretor saber como está o andamento de peças, oficinas, seja no automóvel como também no residencial. O aviso de sinistro para residência está novinho, lançado em maio, ficou super fácil e leva-se dois minutos”.
Patrícia contou que a Porto tem trabalhado na digitalização do atendimento de assistência. “Estamos implementando mais ferramentas, tanto no aplicativo do cliente – nosso super app – como no portal do corretor. Essas melhorias ganham eficiência para que a interação seja boa, e também temos evoluções acontecendo nas centrais. Nossos times estão cada vez mais preparados para fazer esse atendimento. Como temos muitos produtos, estamos trabalhando para passar a informação certa, de forma mais ágil, inclusive com a utilização de inteligência artificial. Tem um trabalho enorme sendo feito para melhorar a jornada do cliente e do corretor em diversos aspectos”, garantiu.
Ao final do programa, os corretores de seguros que geraram o Número da Sorte pela Carteira Digital de Associado, disponível no app Sincor Digital, concorreram a uma inscrição para o Conec 2025. O vencedor foi Marcos Antonio Barreto Silva, da Regional São Paulo Leste.